15.º Festival de Teatro de S. João da Madeira

Cerca de 300 atores sobem ao palco, para representar duas dezenas de peças, levadas à cena por outros tantos grupos, sendo a maioria de S. João da Madeira.

Um dos maiores nomes da representação em Portugal subiu ao palco em S. João da Madeira na peça de abertura do Festival de Teatro. Ruy de Carvalho liderou um elenco de grande qualidade que levou à cena “A Ratoeira”, no último domingo, tendo esgotado a lotação do auditório da Casa da Criatividade.

Essa peça trouze a S. João da Madeira “um verdadeiro monstro do teatro português”, como frisou o presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, referindo-se a Ruy de Carvalho, durante a apresentação 15.ª edição deste evento, onde intervieram igualmente a professora Cristina Reis, do projeto Espaço da Aberto da Escola Serafim Leite, e a diretora do agrupamento escolar que tem sede nesse estabelecimento de ensino.

Resultando de uma parceria entre o município e essas duas entidades, o festival tem uma história rica que já foi reunida em livro – lançado em 2022 –, onde é possível constatar a presença, ao longo das diferentes edições, de muitos nomes grandes dos palcos nacionais, designadamente Vitor Norte, Diogo Infante, Alexandra Lencastre, Maria Rueff e a companhia Seiva Trupe, o que foi lembrado pelo autarca.

Efetivamente, atores e atrizes com carreira reconhecida a nível nacional têm-se juntado a numerosos grupos de S. João da Madeira, contribuindo para fazer do Festival de Teatro da cidade “um fenómeno de participação cultural e cívica e de envolvimento que é verdadeiramente único”, o que também foi salientado por Jorge Vultos Sequeira, na conferência em que foi dado a conhecer o programa do evento, que decorre até 23 de abril.

Sob o lema “educar através do teatro”, serão cerca de 300 pessoas a subir ao palco, para representar duas dezenas de peças, levadas à cena por outros tantos grupos, sendo a maioria de S. João da Madeira, mas incluindo também duas participações de concelhos vizinhos, nomeadamente de Oliveira de Azeméis e de Santa Maria da Feira, para além do elenco de “A Ratoeira”.

Sinal da forte adesão do público ao festival, a lotação de “A Ratoeira” esgotou, mas é possível obter entradas para outras peças do evento, através da bilheteira online BOL (https://casadacriatividade.bol.pt/), na Torre da Oliva, Paços da Cultura, Worten S. João da Madeira, FNAC e CTT.

A programação completa do 15.º Festival de Teatro de S. João da Madeira pode ser consultada online, nomeadamente no site da Casa da Criatividade (www.casadacriatividade.com/festival-de-teatro), ou na página do Facebook do evento (https://www.facebook.com/festivalteatrosjm).

março 2023

município

 

Mais imagens