Workshop sobre linguagem inclusiva

Esta atividade decorreu no âmbito das ações previstas na vertente interna do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) do Município de S. João da Madeira.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira promoveu um workshop sobre linguagem inclusiva, destinado a dirigentes e chefias intermédias do Município. A sessão decorreu sob a orientação de Rosa Oliveira, técnica superior da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

Tendo por base orientações normativas nacionais e internacionais quanto ao uso de uma linguagem inclusiva e promotora da igual visibilidade e simetria de mulheres e homens, o wokshop permitiu identificar e sugerir alternativas ao uso do universal masculino na comunicação institucional.

Seguindo documentos como o Manual de Linguagem Inclusiva do Conselho Económico e Social, apresentaram-se formas de ir ao encontro de uma igual dignidade e igual visibilidade das mulheres e dos homens na elaboração de documentos institucionais.

Recorde-se que, na sequência da assinatura de um protocolo, em 2019, com a CIG, foi constituída a Equipa para a Igualdade na Vida Local e, subsequentemente, obtido financiamento para o diagnóstico, elaboração e implementação do PMIND de S. João da Madeira.

março 2023

município