Presidente da Câmara em missão solidária na Ucrânia

"Expressámos a nossa solidariedade ao povo da Ucrânia, especialmente às mulheres, crianças e a todas as vítimas deste ataque brutal e criminoso levado a cabo pela Rússia”, afirma Jorge Vultos Sequeira.

Jorge Vultos Sequeira, enquanto representante de Portugal no Congresso dos Poderes Locais e Regionais Europeus, foi um dos cinco presidentes de câmara portugueses que se estiveram na Ucrânia a convite da embaixada desse país em Portugal, deslocação em que participou também a presidente da Junta de Freguesia da Maia, em representação da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira foi portador de uma carta de Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de S. João da Madeira sobre a situação das crianças ucranianas, que entregou ao Gabinete da Presidência de Volodymyr Zelensky.

Para além de terem visitado algumas das zonas afetadas pela agressão militar russa, os autarcas de S. João da Madeira, Vila Nova de Gaia, Trofa, Mourão, Peso da Régua e da freguesia da Maia conheceram projetos de recuperação e contactaram com iniciativas humanitárias e participaram no Congresso de Autoridades Locais e Regionais que decorreu em Kiev nos 19 e 20 de abril, fórum promovido pelo gabinete do presidente ucraniano.

Nesta missão, o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira ouviu testemunhos, visitou o local da vala comum do massacre de Bucha, constatou as consequências terríveis da guerra no dia-a-dia dos ucranianos e acompanhou os trabalhos em torno das respostas a dar para proteger as populações locais, para suprir as suas carências e para preparar a reconstrução do país.

“Expressámos a nossa solidariedade ao povo da Ucrânia, especialmente às mulheres, crianças e a todas as vítimas deste ataque brutal e criminoso levado a cabo pela Rússia”, afirma Jorge Vultos Sequeira, revelando ter ficado “devastado” com o que viu e com os testemunhos que ouviu durante esta visita.

O Presidente da Câmara de S. João da Madeira adiantou que os municípios presentes manifestaram o seu apoio e solidariedade para com a Ucrânia, disponibilizando-se “para contribuir para o processo de recuperação” desse país do leste da Europa.

abril 2023

município