Dia da Cidade: preparar o futuro

Autarcas, técnicos e comunicação social, acompanhados pela comissária das comemorações do Dia da Cidade, Eva Cruz,  visitaram a obras municipais em curso.

O programa das comemorações do 39.° aniversário da elevação de S. João da Madeira a cidade teve início com a realização de uma visita a obras municipais em curso.

Autarcas, técnicos e comunicação social, acompanhados pela comissária das comemorações do Dia da Cidade, Eva Cruz, começaram por se deslocar à Zona Industrial das Travessas, onde decorre a Requalificação da Rua António de Oliveira Figueiredo.

Seguiram, depois, para os novos arruamentos em construção em Casaldelo, terminando com a deslocação a intervenções de reabilitação de habitações, que decorrem na Praça Barbezieux e na Rua José Moreira.

Estas últimas intervenções inserem-se numa empreitada com o apoio do programa “1.° Direito”, que registou, em S. João da Madeira, um “reforço financeiro significativo”, na sequência de proposta de revisão apresentada pelo Município, situando-se em cerca de 39 milhões de euros, “um financiamento histórico”.

Essa nota foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, na sua intervenção na sessão solene comemorativa do Dia da Cidade, que decorreu na Casa da Criatividade, a 16 de maio.

Nesse discurso, Jorge Vultos Sequeira lembrou igualmente ter sido outorgado entre o Município de S. João da Madeira e a Área Metropolitana do Porto, no final de março de 2022, um contrato de financiamento de cerca de 3 milhões de euros, no quadro do PRR, para implementação de políticas de natureza social”.

Nesse âmbito, foram já aprovadas candidaturas apresentadas pelo Município no montante de 2,6 milhões de euros, incluindo “um conjunto de obras de valorização do território na Devesa Velha, na Praça Barbezieux, na Mourisca, na Mamoinha, no espaço recreativo 16 de maio e no Bairro do Poder Local”.

Destacando que “este envelope financeiro destinado à ação social, negociado pelo Município no quadro da Área Metropolitana do Porto, é o mais elevado de sempre para este domínio da ação municipal”, Jorge Vultos Sequeira acrescentou que possibilitará uma intervenção qualificada a vários níveis.

O presidente da Câmara Municipal adiantou ainda que está adjudicada a 1ª fase do novo Parque Urbano das Corgas, a requalificação da Rua Oliveira Júnior, a melhoria das acessibilidades da Rua Visconde e a repavimentação de vias rodoviárias, encontrando-se em procedimento de contratação a reabilitação dos espaços desportivos exteriores da Escola Serafim Leite.

“Preparar um futuro sustentável e solidário é o que, desde já, devemos aos mais novos e é a melhor forma de honrar a nossa história”, concluiu Jorge Vultos Sequeira, depois de a todos ter interpelado para a missão de servir S. João da Madeira.

maio 2023

município