A Escola como “um dos pilares fundamentais” do progresso

Sessão solene da comemoração do dia da elevação de S. João da Madeira a cidade, que teve como comissária das comemorações, Eva Cruz.

S. João da Madeira celebrou o 39.º aniversário da sua elevação a cidade com uma sessão solene que decorreu na Casa da Criatividade e em que se evocou o 16 de maio de 1984.

O evento abriu com a projeção de um filme em que Eva Cruz, a comissária das comemorações, falou da sua ligação a S. João da Madeira, cidade que a adotou há 53 anos e que ocupa um lugar central no seu percurso profissional e pessoal, caracterizado por uma grande dedicação à educação e à cultura, assim como por uma assinalável atividade cívica.

Na sua intervenção presencial, Eva Cruz manifestou-se orgulhosa por estar a representar a Escola, “uma das instituições fundamentais da formação de um cidadão”, e enaltecendo “o papel dignificante que um professor pode e deve desempenhar na vida de uma comunidade e do mundo”.

Lembrando o progresso de S. João da Madeira como “grande cidade, com todas as estruturas sociais e culturais indispensáveis de uma boa qualidade de vida”, afirmou não ter dúvidas de que a Escola foi um dos pilares fundamentais” dessa construção.
Nas palavras do presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, a própria Eva Cruz “contribuiu decisivamente para a melhoria das condições de vida dos sanjoanenses e para o progresso da nossa comunidade”. E destacou a importância de pessoas que, como a comissária das comemorações do dia da cidade, sejam “porta-vozes da decência, dos direitos humanos, da liberdade e da democracia”.

A Sessão Solene Comemorativa do 16 de maio, que incluiu ainda a atuação do Coro de Câmara, teve como outro ponto alto a entrega das medalhas de mérito municipal a Carlos Coelho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho, e aos seus colegas de direção Diamantino Pinho e Domingos Ferreira, momento que será abordado em próxima publicação nas redes sociais do Município.

maio 2023

município