Estudantes visitaram Assembleia da República

Iniciativa realizada no âmbito da Assembleia Municipal Jovem abrangeu também outros edifícios.

A edição da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de 2022/2023 culminou com a visita à Assembleia da República e à Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade, em Peniche, e à Casa-Museu da Fundação Mário Soares, em Leiria. 

Acompanhados por professores de diferentes escolas sanjoanenses e por técnicos do Município, as cerca de três dezenas de estudantes que integraram a AMJ – do 4.º ao 12.º ano de escolaridade – conheceram esses emblemáticos edifícios e ficaram a saber mais sobre o que representam para a democracia no nosso país, num programa que teve a duração de dois dias.

Participaram também a presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Irene Guimarães, representando os órgãos autárquicos que promovem, desde 2018, o projeto da AMJ, com o envolvimento das escolas do concelho. 

Na manhã do primeiro dia, a comitiva foi recebida na Assembleia da República por deputados e deputadas da nação. Seguiu-se, durante a tarde, a visita à Presidência do Conselho de Ministros.

Já no segundo dia, e no caminho de regresso, a primeira paragem aconteceu no Forte de Peniche – antiga prisão política do Estado Novo –, para uma visita ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade. À tarde, na passagem por Leiria, o programa culminou com a visita à Casa-Museu da Fundação Mário Soares/Centro Cultural João Soares.

Num balanço sobre a iniciativa, a vereadora Irene Guimarães considerou que “esta visita foi de elevada importância para todos os jovens deputados, constituindo um verdadeiro exemplo de aprendizagem, alicerçada no exercício dos valores de cidadania e de liberdade, culminando de forma muito participada o tratamento do tema deste ano letivo: Alerta Pela Liberdade e Pelos Direitos de Todos Nós”.

 

Julho 2023

município