Centro de Arte Oliva dedica sala a Jaime Fernandes

Inaugurada no âmbito das recentes comemorações do 10.º aniversário do CAO, instituição na qual se encontram depositados 23 desenhos de Jaime Fernandes.

Jaime Fernandes, o artista que começou a desenhar com 66 anos - quatro anos antes da sua morte -, é um dos nomes marcantes da arte portuguesa do século XX,  sendo muito reconhecido além-fronteiras. A sua obra tem agora um espaço que lhe é dedicado no Centro de Arte Oliva (CAO).

Essa sala foi inaugurada no âmbito das recentes comemorações do 10.º aniversário do CAO, instituição na qual se encontram depositados 23 desenhos de Jaime Fernandes, reunidos durante a preparação da exposição de obras da sua autoria que aí foi realizada em 2021.

Com o título "Jaime, vi uma cadela minha com lobos", essa exposição permitiu a identificação, preservação e estudo de muitos desenhos de Jaime Fernandes, alguns dos quais desconhecidos e outros dispersos por várias coleções em Portugal e Europa.

Agora, quem visitar o CAO pode encontrar sempre patentes no primeiro piso obras daquele que é apontado como o maior nome português. e um dos principais da Europa, no domínio da arte bruta, denominação que abarca obras marginais aos circuitos do sistema artístico estabelecido.

outubro 2023

município