Informação sobre a qualidade do ar | Encerramento dos espaços desportivos municipais
A dimensão dos incêndios que lavram, nas últimas horas, na região onde S. João da Madeira se insere, está a comprometer a qualidade do ar, levando a Proteção Civil Municipal a encerrar todos os equipamentos desportivos municipais, exteriores e interiores, onde se incluem, entre outros, a piscina interior, o Pavilhão das Travessas e o Pavilhão Paulo Pinto.
A Proteção Civil Municipal recomenda, ainda, a adoção de medidas preventivas, nomeadamente, evitar a exposição ao ar livre.
O fumo derivado dos incêndios, de acordo com a DGS, pode provocar:
- .irritação dos olhos, do nariz e da garganta;
- .aumento das secreções/expetoração;
- .tosse persistente;
- .inflamação e estreitamento das vias respiratórias (edema);
- .doenças respiratórias, como a bronquite;
- .agravamento de doenças do coração e respiratórias;
- .alterações do estado de consciência (fraqueza, sonolência, desmaio).
Recomenda-se especial atenção junto das pessoas com maior risco de desenvolver complicações pela inalação de fumo, nomeadamente, idosos, crianças, grávidas e pessoas com história de doenças cardiovasculares ou respiratórias, como a asma ou a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).
Para evitar a exposição ao fumo de incêndios, recomenda-se:
- .ficar em casa, com as janelas e as portas fechadas, em ambiente fresco. Se possível, ligar o ar condicionado com modo de recirculação de ar;
- .evitar a utilização de fontes de combustão dentro de casa, tais como, aparelhos a gás ou lenha, tabaco, velas e incenso;
- .evitar atividades no exterior;
- .utilizar máscara (N95) sempre que não puder evitar a exposição ao fumo;
- .manter a medicação habitual, nomeadamente se tiver doenças como, a asma ou a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Seguir as indicações do médico se tiver agravamento das queixas;
- .manter-se hidratado e fresco.
No caso de persistência ou agravamento de eventuais problemas respiratórios, deverá recorrer-se aos adequados cuidados médicos (SNS 24: 808 24 24 24 ou www.dgs.pt) ou, em caso de emergência, contactar o 112.
Uma vez libertadas na atmosfera, as partículas em suspensão são transportadas pelo vento a longas distâncias, podendo ser responsáveis por concentrações elevadas mesmo em locais distantes dos incêndios.
setembro 2024