Jornadas da Educação de S. João da Madeira

Mais de 430 inscritos, a maioria docentes, mas também assistentes operacionais, técnicos, estudantes e encarregados de educação participaram no evento.

A 15ª edição das Jornadas da Educação de S. João da Madeira, uma organização da Câmara Municipal que reuniu 435 inscritos na Casa da Criatividade, ao longo dos dois dias do evento. O programa contou com um painel de debate noturno aberto ao público em geral, que teve como tema “Viver a ansiedade na escola: da criança ao adulto”.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara municipal, Jorge Vultos Sequeira, deu as boas-vindas aos participantes destas jornadas, que decorreram sob o lema “Educamos para o futuro" e colocam em debate a educação contemporânea, suas complexidades e desafios para o século XXI, através da interlocução entre investigadores e especialistas nas matérias em debate, docentes e demais profissionais da educação. Na sua intervenção, o autarca destacou o papel dos educadores na luta contra a desinformação e na defesa da democracia, lembrando que são "os primeiros soldados desta guerra". Nesse sentido, salientou igualmente a importância que as escolas da cidade têm tido no bom acolhimento às crianças que chegam à cidade, oriundas de outros países, em fuga aos conflitos ou a procura de melhores condições económicas. Essa diversidade é uma "oportunidade de enriquecimento mútuo, de valorização mútua, que não devemos perder", sustentou Jorge Vultos Sequeira, que referiu ainda o contributo dos professores e pessoal não docente para os bons resultados das iniciativas que a autarquia tem lançado na área da Educação.

Irene Guimarães, vereadora do Município de S. João da Madeira, responsável pela área da educação na autarquia sanjoanense, agradeceu a todos os participantes, aos moderadores, aos diretores dos diferentes agrupamentos de escolas e do CEI e a todos quantos colaboraram para o sucesso desta edição. Reforçou. "Foram dois dias - quarta e quinta-feira- muito intensos, numas jornadas muito participadas”, como referiu Irene Guimarães, vereadora do Município de S. João da Madeira, a quem coube realizar a intervenção de encerramento do evento.

setembro 2024

município