Inaugurada a exposição e apresentado o livro Dia D

O autor do livro “Dia D, Batalha pela Liberdade”, José Manuel Saraiva, juntamente com João Barroso Soares e o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, dinamizaram a sessão.

Foi inaugurada, na passada terça-feira, 14 de janeiro, no Fórum Municipal de S. João da Madeira, a exposição “Dia D, Batalha pela Liberdade”, que assinala os 80 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial. Simultaneamente, foi apresentado o livro homónimo, da autoria do jornalista e escritor José Manuel Saraiva, que serviu de inspiração para esta iniciativa.

A exposição, organizada pelo Coletivo Normandia, com o apoio do Município de S. João da Madeira, do Porto e da Livraria Lello, estará patente até 7 de fevereiro, sendo uma oportunidade de revisitar um dos momentos mais marcantes da história mundial. A entrada é livre e as visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.

Um testemunho sobre a luta pela liberdade

O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, destacou na sua intervenção a importância de recordar eventos históricos como o “Dia D” para proteger os valores da liberdade e da democracia. “O gesto de democracia que esta exposição representa é crucial, especialmente no contexto atual, marcado por posições extremas no cenário geopolítico mundial”, afirmou. O autarca reforçou a necessidade de aprender com o passado para projetar o futuro e citou Mário Soares: “A cultura é o sal da democracia”. Para Jorge Sequeira, a história ensina que “a repetição dos erros do passado não é inevitável se mantivermos viva a memória e o compromisso com os valores democráticos”.

João Soares, ex-ministro da Cultura, elogiou o trabalho desenvolvido em S. João da Madeira e pelo Coletivo Normandia, enaltecendo o impacto da exposição e do livro como instrumentos de promoção dos valores da liberdade e da paz. “Tenho profunda admiração pelo esforço e dedicação das pessoas envolvidas, que trabalham de forma desinteressada e com um compromisso inabalável com a memória histórica”, afirmou.

Já o autor do livro “Dia D, Batalha pela Liberdade”, José Manuel Saraiva, apresentou uma análise detalhada da Operação Overlord, destacando a magnitude da operação militar. Durante a sua intervenção, partilhou números marcantes, como os 6.939 navios que transportaram 156.177 soldados para as praias da Normandia, e emocionou-se ao relembrar o custo humano: “A média era de 20 mortos por minuto logo no primeiro desembarque. Uma coisa absolutamente descomunal”. Saraiva explicou que o projeto foi motivado pela sua paixão pela história da Segunda Guerra Mundial e pela convicção de que a informação recolhida deveria ser partilhada.

Reflexões sobre o presente e o futuro

Clara Reis, presidente da Assembleia Municipal, realçou a importância de ensinar às novas gerações o valor da liberdade. “Sempre acreditei que as melhores aulas são dadas fora da sala de aula”, afirmou, considerando o evento uma “grande lição de história”. Contudo, mostrou preocupação com os desafios do presente. “Pensava que tínhamos conquistado a paz e que ninguém voltaria a querer a guerra. Preocupa-me o que se passa nos dias de hoje”, alertou.

A exposição e o livro são, assim, um contributo inestimável para a preservação da memória histórica e um lembrete da importância de continuar a luta pela liberdade e pela democracia.

janeiro 2025

município

 

Mais imagens