
Festival Literário Poesia à Mesa
Programa culmina no Dia Mundial da Poesia, 21 de março.
.A 23.ª edição do Festival Literário Poesia à Mesa transforma S. João da Madeira, até 21 de março, num imenso palco de palavras, onde a poesia ganha vida nos mais diversos cenários do quotidiano.
Assumindo-se como o maior momento de envolvimento comunitário do Festival Poesia à Mesa, a “Peregrinação Poética” decorreua 8 de março, no Centro de Arte Oliva e na Oliva Creative Factory, com inicio às 16h00.
Este ano, contou com a direção artística de Marcantonio del Carlo e a participação especial do ator João Reis e dos poetas de Rosa Oliveira e João Pedro Mésseder, homenageados nesta edição do festival Literário Poesia à Mesa.
Integraram a "Peregrinação Poética" os seguintes grupos locais: "A Bem dizer", Associação Cultural Luis Lima, Associação de Jovens Ecos Urbanos, APROJ, CERCI, Fugas Poéticas, TOJ e Universidade Sénior.
No dia 14 de março, pelas 21h30, o "Poetizando" junta Rita Taborda Duarte a José Fanha, numa amena conversa de amigos sobre a poesia e a vida dos poetas, na Biblioteca Municipal.
A noite mais aguardada da Poesia à Mesa reúne este ano, no mesmo palco, a dupla constituída pelo cantor, letrista, compositor e produtor Tozé Brito e a jornalista e radialista Inês Meneses. O Serão Poético será pleno de palavras, poesia e música, numa noite conduzida por José Fanha e Paulo Condessa, de 15 de março, na Casa da criatividade
Num momento de convívio e partilha de poesia, a Tertúlia dos Poetas Sanjoanenses será conduzida pela professora e crítica literária Cristina Marques, no fim de tarde do dia 19 de março. Uma iniciativa que pretende valorizar e fortalecer os laços entre os autores de poesia locais.
A Casa da Criatividade recebe o espetáculo “Um secreto regresso” por Jacarandá com a participação de Pedro Lamares e Ana Dias (harpa, guitarra portuguesa e kalimba), pelas 21h30.
O Município estabeleceu uma parceria com a produtora A Palavra para o projeto Voz - O Poder da Palavra, um concurso nacional de eloquência e oratória para jovens dos 15 aos 25 anos. O objetivo é valorizar a oratória, incentivar a escrita criativa e revelar novos talentos. S. João da Madeira acolherá uma eliminatória regional nos dias 22 e 23 de março, proporcionando formação em escrita, oratória e performance, orientadas por Maria Giulia Pinheiro e Maria Caetano Vilalobos. Serão apurados finalistas para a etapa nacional, em Oeiras (Inscrições até 9 de março em www.apalavra.pt).
No dia 22 de março, destacamos o tão aguardado lançamento do livro Poesia à Mesa 2003-2023 que faz uma ronda pelas várias edições do festival compilando memórias gratificantes de um festival maior.
Da programação, destacam-se ainda as Oficinas Poéticas nas escolas, para celebrar o grande poeta Luís de Camões, com Rita Sineiro; Pedro Lamares leva “Entre Nós e as Palavras” às sedes de agrupamento; o Concurso de Poesia na Corda, em parceria com os Ecos Urbanos e com novos estendais poéticos quer pela cidade quer pelas fábricas.
Irrompendo o quotidiano dos cidadãos: a Poesia no Restaurante proporcionará degustações poéticas pelas vozes de Paulo Condessa, José Fanha, Mariana Amorim e Filipa Gomes; e a Poesia na Fábrica que proporcionará momentos de recriação artística com atuações poéticas para os trabalhadores fabris da cidade.
Está também prevista a circulação dos receituários médicos: Tome um poema pela sua saúde pelo Centro de Saúde e farmácias, um momento de Stand Up Poetry na Cerci e Poesia no Lar por Paulo Condessa, demonstrando que este festival procura ir ao encontro de todos os públicos.
Por fim, no espaço público ficará também registada a presença da poesia através de intervenções artísticas no espaço urbano – caixas da EDP, e um mural dedicado aos 500 anos de Luís de Camões.
Mais informação em: https://www.biblioteca.cm-sjm.pt/Noticias/Agenda/festival-liter225rio-poesia-224-mesa-2
Março 2025