Estátua de Anne Frank evoca crianças que sofrem com a guerra

Ruben Marques, porta-voz da AMJ, deixara um desejo: "Oxalá que a imagem de Anne Frank, aqui representada nesta escultura, nos inspire diariamente a defender a paz, a diversidade, a inclusão e o respeito pelo outro".

Estátua de Anne Frank, cuja instalação foi deliberada pela Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de S. João da Madeira, foi inaugurada neste sábado no jardim junto ao edifício do Tribunal da cidade, na presença de muitos jovens, incluindo escuteiros.

Trata-se da concretização de uma proposta aprovada pelos alunos eleitos para a AMJ, no sentido de se efetuar na cidade uma homenagem a uma figura internacional ligada aos direitos humanos, através de um monumento público.

A escolha recaiu em Anne Frank (1929-1945), uma jovem vítima do holocausto perpetrado pelo regime nazi, que morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha.

O monumento é da autoria do artista plástico Leonel Moura, presente na inauguração, momento que contou com muitos representantes das escolas e, em especial, alunos eleitos para a AMJ de S. João da Madeira.

Na Anne Frank devemos ver e evocar todas as crianças que são vítimas da guerra e do holocausto, as crianças judias - como Anne Frank era -, as crianças da Ucrânia, as crianças do Iémen, as crianças da Palestina, que hoje também sofrem”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.

Já antes, Ruben Marques, porta-voz da AMJ, deixara um desejo: "Oxalá que a imagem de Anne Frank, aqui representada nesta escultura, nos inspire diariamente a defender a paz, a diversidade, a inclusão e o respeito pelo outro".

A presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, destacou os méritos de todos os alunos que participaram no projeto da AMJ desde 2019: "Ao ouvi-los em todos os discursos que eles têm proferido, reforço essa minha convicção de que realmente os jovens, nós podemos acreditar neles e temos que depositar neles a nossa confiança".

Uma nota comum a todas as intervenções foi o destaque feito ao trabalho desenvolvido pelos professores, muitos também presentes na inauguração da estátua de Anne Frank, uma criação uma paleta cromática de duas cores: O branco, simbolizando "pureza e inocência" e o dourado, representando "a celebração da vida", nas palavras do escultor Leonel Moura.

junho 2025

município