Jornadas de Alimentação Escolar promoveram transmissão de conhecimentos, partilha e entreajuda

Promovidas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, o programa contou com 14 oradores e moderadores e envolveu 108 participantes.

As segundas Jornadas de Alimentação Escolar promovidas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira "constituíram um processo de capacitação, de transmissão de conhecimentos, de partilha e de entreajuda", nas palavras da vereadora Irene Guimarães, que considera esses aspetos "fundamentais  para uma oferta alimentar saudável e equilibrada, capaz de promover a sua aceitação pelas crianças e adolescentes, consciencializando, também, para a importante e desejada redução do desperdício alimentar".

A responsável pelas áreas da educação e da saúde na autarquia sanjoanense,  adianta ainda, num balanço ao evento, que a avaliação das próprias pessoas intervenientes aponta para "a importância da sua continuidade".  Ao todo, o programa  contou com 14 oradores e moderadores (nutricionistas, psicólogos, técnicos e enfermeiras da Unidade Local de Saúde), envolvendo 108 participantes, dos quais se destacam os elementos das cantinas das escolas da rede pública e privada de S. João da Madeira.
“Educação alimentar e diversidade cultural“, ”Os impactos psicossociais de doenças relacionadas com a alimentação”, “A Boa comunicação nos refeitórios escolares – Que estratégias?”, “Cuidar e Incluir: Alimentação escolar especial”, “Mitos e desafios na alimentação coletiva em contexto escolar”, “Alimentação na doença celíaca” e “Alimentação funcional – quais os benefícios?” foram as temáticas abordadas.

Irene Guimarães destaca ainda "a visita de estudo que decorreu na tarde do dia 23, com destino a uma fábrica de arroz localizada num concelho vizinho, onde cerca de 50 cozinheiras e ajudantes de cozinha das cantinas escolares de S. João da Madeira tiveram a oportunidade de observar, nomeadamente, as medidas de higiene, segurança alimentar e controlo de qualidade bem como as práticas de sustentabilidade e o uso eficiente da água e energia".

As jornadas incluíram igualmente um painel noturno, que contou com a moderação da presidente da Federação Concelhia das Associações de Pais (FECAP) e a participação de nutricionistas, elementos das direções das escolas e do Ministério da Educação. esse foi outro momento importante, segundo a vereadora Irene Guimarães,  indo ao encontro de "um processo de partilha e entreajuda" que é "fundamental para uma oferta alimentar saudável e equilibrada", envolvendo "profissionais das cantinas, especialistas de nutrição e alimentação escolar, pais, famílias, direções das escolas, agentes da saúde, comunidade educativa e comunidade em geral".

abril 2025

município

 

Mais imagens