Câmara aprova Medalha de Mérito Municipal a título póstumo a Josias Gil

Foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de S. João da Madeira a atribuição, a título póstumo, da Medalha de Mérito Municipal em Ouro a Josias Gil, entretanto também aprovada por unanimidae na Assembleia Municipal.

É este o texto da proposta subscrita pelo Presidente da Câmara e por todos os Vereadores e aprovada pela Câmara e pela Assembleia Municipal:

Josias Gil de Amorim Teixeira da Costa foi autarca em diferentes contextos, exercendo sempre - desde logo, como Vereador - com empenho e sentido de responsabilidade as respetivas funções, dignificando o debate político para o qual muito contribuiu e de uma forma construtiva.

Estas foram também marcas do seu mandato enquanto Presidente da Assembleia Municipal de S. João da Madeira que ultimamente, de forma exemplar, exerceu até ao limite das suas forças físicas.

Deixa, como legados deste seu mandato, uma atitude de independência e isenção bem como a forma como promoveu a aproximação deste órgão municipal à população, o que lhe mereceu reconhecimento generalizado.

Defensor da liberdade, da vivência democrática, do livre pensamento, perseguiu o conhecimento – que enquanto docente apaixonadamente promoveu – e foi um homem da cultura, nas suas diferentes expressões, interessando-se pelo que caracteriza cada povo e civilização sem nunca esquecer a sua própria terra cujos lugares e história conhecia aprofundadamente e que com todos gostava de partilhar.

Pelo exposto, propõe-se, nos termos dos Artigos 7 e 8 do Regulamento das Distinções Honoríficas do Município de S. João da Madeira, a atribuição, a título póstumo, da Medalha de Mérito Municipal em Ouro a Josias Gil de Amorim Teixeira da Costa.

S. João da Madeira, 23 de Fevereiro de 2015

O Presidente da Câmara

Ricardo Oliveira Figueiredo

Os Vereadores