Casa da Criatividade esteve iluminada de azul no Dia da Consciencialização do Autismo

Iniciativa simbólica decorreu em edifícios e monumentos espalhados pelo mundo.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira associou-se, no último domingo, às iniciativas inseridas no Dia da Consciencialização do Autismo (2 de abril). Nesse sentido, o município iluminou com cor azul a Casa da Criatividade, tal como aconteceu com vários edifícios e monumentos espalhados pelo mundo.

O objetivo destas iniciativas simbólicas – nas quais se inclui também o uso de pulseiras, laços ou vestuário de cor azul - é o de sensibilizar as comunidades para a questão do Autismo, um síndroma neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central.

De acordo com estudos feitos por Eric Fombonne, no Canadá (2003), citados na página online da Federação Portuguesa de Autismo, para uma população de 10.000 pessoas há 10 pessoas com autismo e 2,5 com síndroma de Asperger.

Segundo a mesma fonte, na mesma população há 30 pessoas com perturbações globais do desenvolvimento no quadro do autismo. Estudos desenvolvidos em Portugal apontam para números semelhantes.

município