Perguntas e respostas sobre o Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira

5 de Dezembro é o Dia Internacional do Voluntariado. Pretexto para conhecer melhor o Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira.

1) Como é que surgiu o Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira?

A primeira vez que surgiu a intenção de criar uma bolsa de voluntariado foi no âmbito de um fórum participativo da Agenda 21 Local em que os sanjoanenses manifestaram essa necessidade. Posteriormente no âmbito do Diagnóstico Social da Rede Social de S. João da Madeira foi identificado novamente a necessidade de se criar o Banco Local de Voluntariado tendo sido criado o Grupo de Trabalho – Banco Concelhio de Voluntariado.

Actualmente a entidade promotora do Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira é a Associação de Jovens Ecos Urbanos e conta com os seguintes parceiros: Cerci de S. João da Madeira, Universidade Aberta – Centro Local de Aprendizagem de S. João da Madeira, Câmara Municipal de S. João da Madeira: Agenda 21 Local e Divisão de Acção Social e Inclusão, Leigos da Boa Nova, Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira – Centro Comunitário Porta Aberta, UCC S. João da Madeira - ACES Entre Douro e Vouga II - Aveiro Norte e ACAIS – Associação de Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses.

O Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira foi criado a 30/06/2011

2) Quantos voluntários estão inscritos no BLV?

Estão inscrito(a)s cerca de 85 voluntário(a)s.

3) Que entidades apresentaram actividades/projectos ao BLV SJM?

Foram cerca de 11 entidades que apresentaram 22 actividades/projectos, com a cooperação de um total de mais de uma centena de participantes voluntário(a)s.

4) Que desafios enfrenta o BLV SJM?

Formar, Educar e Sensibilizar para a importância e mais-valia da prática responsável do Voluntariado constitui o grande desafio do BLV para os próximos anos.
Em Maio deste ano o grupo de trabalho participou na formação “Gestão de Voluntariado” que constituiu um momento importante de reflexão e aprendizagem de estratégias para melhorar o trabalho a desenvolver pelo BLV.
Pretende-se promover a formação de todos os Voluntários e Entidades que poderão vir a enquadrar esta prática, no sentido de desenvolver competências e contribuir para a implementação e disseminação do Voluntariado responsável na Cidade.

5) Como contactar com o BLV SJM?

As pessoas que de forma livre, desinteressada, responsável e com sentido de compromisso pretenderem praticar voluntariado, podem contactar-nos através:
Telefone: 256824532 e 969849744
Email: voluntariado@ecosurbanos.pt