Painéis solares térmicos instalados no Centro de Formação Desportiva

S. João da Madeira investe na ecoeficiência energética de equipamentos municipais. Próxima intervenção abrange o Pavilhão das Travessas.

Está em fase de conclusão a instalação no Centro de Formação Desportiva de S. João da Madeira de um sistema solar térmico para aquecimento de águas quentes sanitárias.

Esta obra permite melhorar o desempenho energético-ambiental deste equipamento municipal, contribuindo para a diminuição do seu consumo energético e correspondentes emissões de dióxido de carbono (CO2), bem como para a redução da fatura energética.

Segue-se o Pavilhão das Travessas

Uma intervenção semelhante será posteriormente realizada no Pavilhão das Travessas,  mas aí também se intervirá ao nível da eficiência da iluminação, substituindo luminárias nas bancadas e balneários, entre outras medidas técnicas  para possibilitar a redução de consumos e diminuição das emissões de CO2.

Com estas operações no Centro de Formação Desportiva e no Pavilhão das Travessas, prevê-se uma poupança de cerca de 16.000 euros anuais e a diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO2) em mais de 40 toneladas por ano, considerando ambos os recintos desportivos.

Com o apoio de fundos comunitários

Promovidas pela Câmara de S. João da Madeira, em parceria técnica com a Energaia – Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto, estas duas intervenções envolvem um investimento elegível para efeitos de comparticipação europeia de cerca de 180 mil euros.

Deste valor, 70% é coberto pelo FEDER, na sequência da aprovação das candidaturas que o Município de S. João da Madeira apresentou ao Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

município