S. João da Madeira comemora 88.º aniversários da Emancipação Concelhia

Programa das comemorações do Dia do Município (11 de Outubro) inclui cerimónias solenes, exposições sobre as marcas sanjoanenses Sanjo, Oliva e Viarco, desporto e música.

11 de Outubro, Dia do Município
S. João da Madeira comemora 88 anos da Emancipação Concelhia

O Município de S. João da Madeira comemora neste sábado, dia 11 de Outubro, o seu 88.º aniversário. Às 9h30, na Igreja Matriz, celebra-se Missa em memória de autarcas e funcionários falecidos, seguida de romagem aos cemitérios. O hastear das bandeiras está marcado para as 10h45, em frente à Câmara Municipal, em cujo Salão Nobre se realiza, às 11h00, a Sessão Solene comemorativa.

O programa das celebrações do Dia do Município de S. João da Madeira prossegue da parte da tarde, com a inauguração das exposições “O Parque pela minha lente” (no âmbito das comemorações dos 75 anos da Escola, Capela e Parque de Nossa Senhora dos Milagres) e “Marcas da Memória” (inserida no ciclo Industrial).

A primeira das exposições abre às 15h00 na Escola do Parque. Depois será a vez de cada um dos três núcleos de “Marcas da Memória”, em três locais diferentes da cidade e dedicados a outras tantas marcas sanjoanenses: Sanjo, às 16h00, no Museu da Chapelaria; Oliva, às 17h00, na Oliva Creative Factory; Viarco, às 18h00, na Fábrica de Lápis Viarco.

Damas, xadrez e Atletismo

O desporto é outra das componentes importantes do programa de 11 de Outubro, com o 17.º Open de Damas “Cidade de S. João da Madeira”, promovido pelo Centro de Cultura e Desporto (CCD) na sua sede, e o 11.º Open de Xadrez da Associação Estamos Juntos (AEJ), também nas instalações desta coletividade e com continuação no dia seguinte (domingo).

À noite, realiza-se o Grande Prémio Internacional de Atletismo “11 de Outubro”, a partir das 20h00, com a meta instalada em frente à Câmara Municipal, que promove o evento através dos Serviços Sociais do Pessoal do Município. São esperados mais de mil atletas dos diferentes escalões, desde os benjamins aos veteranos.

Concerto Sensible Soccers
e Prana na Casa da Criatividade

Às 21h30, a Casa da Criatividade recebe o concerto dos Sensible Soccers e dos Prana, duas bandas incontornáveis no panorama musical sanjoanense, cujo reconhecimento vai já muito para além da cidade e da região.

Os bilhetes para este espetáculo na Casa da Criatividade – único momento do programa do dia com entradas pagas – podem ser adquiridos no local, online em http://cmsjm.bilheteiraonline.pt/ ou nas lojas FNAC, CTT, 8ª Avenida (Worten), El Corte Ingles e Paços da Cultura de S. João da Madeira.

Homenagem aos Unhas Negras
e festival de música na Oliva

O programa das comemorações do 88.º aniversário da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira vai para além do próprio Dia do Município (11 de Outubro), integrando atividades agendadas para outras datas. Assim, na sexta-feira (10 de outubro), tem lugar na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory a 1ª edição do Unhas Negras, um evento que reúne novos valores internacionais do género punk rock.

Os bilhetes encontram-se à venda em toda a rede Ticketline (online e em mais de 540 locais de venda ao público). No entanto, o primeiro momento deste festival de música é de entrada livre. Trata-se de uma homenagem, marcada para as 18h30, aos Unhas Negras originais: os trabalhadores da indústria da chapelaria.

No domingo, (12 de outubro), às 15h30, o Coro dos Pequenos Cantores de S. João da Madeira comemora o seu 25.º aniversário, com um espetáculo também integrado no programa comemorativo dos 88 anos do Município Sanjoanense.

município