OPM de S. João da Madeira recebeu 22 propostas

Lista definitiva de projetos estará em votação de 29 de novembro a 21 de dezembro.Terminou na segunda-feira, 21 de novembro, o período destinado à apresentação de propostas no âmbito da terceira edição do Orçamento Participativo Municipal (OPM) de S. João da Madeira. Foram recebidas 22 ideias que, após apreciação técnica e análise de eventuais reclamações, darão origem à lista definitiva de projetos que estará em votação entre 29 de novembro e 21 de dezembro.

O OPM 2016 está dotado com uma verba de 100 mil euros, distribuída da seguinte forma: 70 mil euros para propostas em geral; 10 mil para propostas no âmbito da juventude; 10 mil euros para propostas no âmbito das comemorações dos 90 anos do Município; 10 mil euros para o OPM – Escolas, decorrendo este processo internamente nos estabelecimentos de ensino da rede pública, de acordo com regulamento próprio.

Das propostas ao OPM agora recebidas, a maioria (17) enquadra-se no âmbito geral, havendo ainda três inseridas na categoria “Juventude” e duas nas “Comemorações dos 90 anos”. Da área social a intervenções no espaço público, passando pelo desporto e eventos, as ideias apresentadas – materiais e imateriais – abrangem vários campos da atividade municipal.

O OPM de S. João da Madeira é um processo democrático participado através do qual os cidadãos decidem o destino de uma parte do orçamento do Município. Destina-se aos cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, eleitores no concelho, bem como aos legais representantes do movimento associativo local e das restantes organizações da sociedade civil sanjoanense sem fins lucrativos.

Para mais informações sobre o OPM de S. João da Madeira, os interessados podem consultar o site criado para o efeito (www.opm.cm-sjm.pt), através do qual é possível efetuar o registo para participar e votar nas diferentes propostas que vierem a ser incluídas na lista definitiva. Essa inscrição e votação poderá também ser efetuada em urna itinerante, em lugares e datas a anunciar oportunamente.

município