Câmara e PSP homenagearam último sinaleiro de S. João da Madeira

Iniciativa inserida no 90.º Aniversário da criação do Município sanjoanense.

A mítica figura do sinaleiro de trânsito remete-nos para meados do século XX, altura em que as grandes vilas e cidades começaram a ter uma maior intensidade de tráfego, e a inevitável necessidade de uma melhor gestão do mesmo, principalmente “nas horas de ponta”. Na época, o aumento do número de novas infraestruturas rodoviárias que trouxeram uma nova mobilidade urbana fez com que a figura do sinaleiro começasse a fazer parte da paisagem das nossas ruas, onde a peanha, o polícia vestido a rigor, com capacete e luvas brancas, sobressaiam nos cruzamentos.

Com o passar dos anos, os semáforos começaram a tirar o protagonismo à figura do sinaleiro, que aos poucos foi deixando de se ver, até que por fim, e no caso específico de S. João da Madeira, as rotundas apareceram com o intuito de melhorar o fluxo de tráfego automóvel e definitivamente a figura do sinaleiro passou à história.

E porque, para muitos, essa figura permanece na memória, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, numa iniciativa integrada nas comemorações dos 90 anos de Emancipação Concelhia, prestou homenagem ao último sinaleiro da cidade, numa altura em que este agente da autoridade atingiu a idade da reforma.

Nesse sentido, no dia 10 de novembro, a figura do sinaleiro voltou simbolicamente à estrada, com o agente Neves, o último sinaleiro de S. João da Madeira, a envergar a farda e a colocar-se na peanha, para recordar esses velhos tempos em que esteve no ativo, e mostrar às nossas crianças aquilo de que, até hoje, só em fotografia tinham conhecimento.

O cruzamento escolhido para a realização desta homenagem, organizada em articulação com a PSP local, foi o da Avenida Engenheiro Arantes Oliveira com a Rua dos Combatentes da Grande Guerra, junto ao Mercado Municipal, onde foi recriado um turno de sinaleiro, com a presença de 120 crianças das nossas escolas.

município