7º Aniversário do Ecocentro Municipal de S. João da Madeira

Sessão ficou marcada pela entrega de prémios às escolas vencedoras do concurso 100% Resíduos.

O Ecocentro de S. João da Madeira comemorou o seu 7º aniversário no passado dia 12 de Outubro, com a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso 100% Resíduos, projeto que nasceu nas escolas da cidade no ano letivo 2003/2004, e que tem evoluído ao longo do tempo, tentando acompanhar a tecnologia existente, nomeadamente no que diz respeito às fileiras recolhidas.
 
As escolas vencedoras foram o Jardim de Infância das Travessas, na categoria de creches e jardins de infância, o Núcleo de Ensino Estrela Guia, na categoria EB 1, e a EB 2, 3 de S. João da Madeira, na categoria de EB 2, 3 e secundária, que abrilhantaram a iniciativa com pequenas apresentações que incluíram declamação de poesia e música, terminando com o hino de S. João da Madeira cantado pelos alunos do Núcleo de Ensino Estrela Guia.
 
Os dados da recolha seletiva nas escolas, relativos ao ano letivo 2015/2016, apresentam um total de 3264 sacos de 220 litros de resíduos recicláveis, ou seja, 718080 litros, com a participação de 19 escolas e um total de 4160 alunos envolvidos, desde a creche ao ensino secundário.

Atualmente a recolha feita é de 8 fileiras, nomeadamente papel/cartão, vidro, plástico e metal, rolhas de cortiça, tampinhas de plástico, óleo alimentar usado, pilhas e escovas de dentes.

município