CGD iniciou novo ciclo de sessões Fora da Caixa na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory

Presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, destaca equipamentos criativos e culturais de S. João da Madeira.

A Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, recebeu o arranque do segundo ciclo de encontros “Fora da Caixa”, promovido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD). Subordinado ao tema “Economia & Cultura”, o evento trouxe a cidade perto de 400 profissionais e clientes do banco.

Antes dos debates, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Arte Oliva e visitar, nomeadamente, a exposição “Contra a Abstração”, que aí patente, com curadoria de Sandra Vieira Jürgens, precisamente a partir de obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos.

O próprio Presidente Executivo da CGD, Paulo Macedo, acompanhado pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos sequeira, visitou o Centro de Arte Oliva, dando o mote para uma das temáticas que marcou os painéis da tarde, durante os quais de cruzou economia e cultura. Entre os vários intervenientes convidados, contaram-se responsáveis de empresas de S. João da Madeira, bem como de equipamentos e projetos culturais sanjoanenses.

Para além do Centro de Arte Oliva, também o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado e o programa municipal de Turismo Industrial estiveram representados nesses debates, participando no painel intitulado “Polivalência criativa”, que foi antecedido pela atuação do projeto musical sanjoanense “Esquilos não gostam de pedras”.

Em declarações à agência Lusa, o presidente executivo da CGD pegou no exemplo dos equipamentos públicos de S. João da Madeira para destacar as possibilidades que se abrem para novos projetos que procurem de combinar diferentes áreas como as Artes visuais, design e turismo industrial.

“Paulo Macedo dá como exemplo dessa combinação o próprio Museu da Chapelaria que, em São João da Madeira, funciona em estreita colaboração com a Oliva Creative Factory, o Centro de Arte Oliva, o Museu do Calçado e o programa local de Turismo Industrial”, lê-se na peça da agência Lusa, publicada na imprensa.

município

Mais imagens