Ambiente e Europa debatidos na Assembleia Municipal Jovem

Na terceira sessão relativa ao ano letivo 2018/2019

A ordem de trabalhos tinha em agenda a apresentação de propostas relacionadas com o tema “S. João da Madeira – a minha cidade de futuro”, tendo as intervenções dos jovens membros da Assembleia Municipal Jovem levado a que as preocupações com o ambiente e os níveis de abstenção nas eleições europeias dominassem as temáticas debatidas.

Durante a sessão, foram levantadas diversas questões ao executivo municipal, entre as quais, o transporte gratuito de jovens sanjoanenses para a Universidade Júnior, a pintura de passadeiras, as obras previstas para a Escola Dr. Serafim Leite e o funcionamento do “skate park”.

Aquando da reposta às questões e sugestões dos jovens deputados, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, aprofundou dois temas presentes na atualidade nacional e internacional. As metas estabelecidas pelos governos para Neutralidade Carbónica em 2050, fazendo referência, também, ao esgotamento dos recursos do planeta e às implicações esta realidade terá no futuro da humanidade.

Relativamente à preocupação levantada com os níveis de abstenção nas Eleições Europeias, Jorge Vultos Sequeira, aproveitou para explicar aos alunos presentes a importância e o papel da União Europeia no dia-a-dia dos portugueses e, com mais detalhe, na influência que tem em S. João da Madeira. O mérito da presença de Portugal na Europa foi explicado com o exemplo dos equipamentos instalados na cidade com recurso a programas europeus de apoio financeiro e, ainda, a condição da livre circulação de pessoas e bens entre os estados membros, um direito que os mais novos conhecem desde a nascença, mas que veio mudar radicalmente a vida das empresas sanjoanenses e dos cidadãos mais velhos, aquando da sua instituição.

Nesta sessão registou-se, ainda, a apresentação aos membros da AMJ do projeto internacional D-Noses, no qual o Município de S. João da Madeira é um dos representantes de Portugal, num total de 14 entidades oriundas de 9 países. O D-Noses foi criado com o objetivo de regular a poluição relacionada com odores e os membros da AMJ ficaram contextualizados sobre o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Município de S. João da Madeira, no âmbito desta iniciativa.

município