Decretado Dia de Luto Municipal
Pelo falecimento do antigo Presidente da Câmara de S. João da Madeira Manuel de Almeida Cambra.
Faleceu o antigo Presidente da Câmara de S. João da Madeira Manuel de Almeida Cambra, eleito pela primeira vez para o cargo em 1984, tendo concluído os seus mandatos em 2001. Foi ainda Deputado à Assembleia da República.
Expressando à família, em seu nome pessoal e do Município, profundo pesar e grande consternação pelo falecimento de Manuel de Almeida Cambra, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, decretou Luto Municipal nos dias 25 e 26 de junho de 2019, despacho que será submetido a ratificação em reunião do executivo.
Nascido em 8 de julho de 1929, em S. João da Madeira, Manuel de Almeida Cambra é uma figura incontornável do concelho, estando indelevelmente ligado, como autarca, a um período de grande crescimento da cidade, ocupando, por direito próprio, um lugar de destaque na história do Município.
Como se lê no despacho que decreta o Luto Municipal, as piscinas exteriores, o Centro Coordenador de Transportes, o Pavilhão das Travessas são, entre outras, obras municipais concretizadas nos mandatos de Manuel de Almeida Cambra, que constituem, ainda hoje, referências da cidade.
A abertura de novos arruamentos, a edificação dos 298 fogos de habitação social no Orreiro, a aquisição do Cine-Teatro Imperador e a transformação da Praça Luís Ribeiro e ruas adjacentes em zona pedonal constituem outras marcas dos seus mandatos que perduram na vida da cidade.
Informa-se que o funeral se realiza amanhã, terça-feira (25 de junho), às 16h00, na Igreja Matriz, seguindo para o cemitério n.º 2.
(Na imagem: pormenor do quadro do ex-Presidente Manuel de Almeida Cambra, da autoria de Victor Costa, obra que se encontra no Salão Nobre da Câmara Municipal de S. João da Madeira)
24 de junho de 2019