O olhar das novas gerações marca comemorações do Dia do Município

11 de outubro marcado pela visão dos alunos das escolas sanjoanenses sobre a história do concelho, no 93.º aniversário da sua criação.

“Celebrar a nossa história“ é a atividade que dá o mote à comemoração do Dia do Município em S. João da Madeira, na sexta-feira, 11 de Outubro, data em que se completam 93 anos da criação do concelho. Esse é um projeto desenvolvido pelas escolas da cidade, na sequência de desafio lançado pela Assembleia Municipal de S. João da Madeira, em articulação com a Câmara.

Na senda do que já acontece com a Assembleia Municipal Jovem de S. João da Madeira, que vai já para a sua terceira edição, o objetivo dessa participação dos alunos sanjoanenses na comemoração do 11 de Outubro é o de promover o seu envolvimento na vida da cidade, fomentando, neste caso concreto, o interesse das novas gerações pela descoberta da história da sua terra.

Artes e ofícios, emigração, história e indústria

Os sanjoanenses são, assim, convidados a celebrar a sua história com as escolas do concelho na sexta-feira de manhã, no Fórum Municipal, logo a seguir ao hastear das bandeiras, marcado para as 11h00, momento este que contará com a presença dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.

No átrio de entrada do edifício, haverá, então, uma atuação musical e a “construção do mapa das indústrias sanjoanenses”, com a participação da Banda de Música de S. João da Madeira e do Centro de Educação Integral (CEI). Depois será inaugurada uma exposição sobre artes e ofícios, emigração, história e indústria no município, desenvolvida pelos três agrupamentos de escolas da cidade - João da Silva Correia, Oliveira Júnior e Serafim Leite - e pelo CEI.

Sessão Solene

As comemorações prosseguem, pelas 11h40, no Salão Nobre do Fórum Municipal, com a Sessão Solene comemorativa, que incluirá a entrega do Prémio Literário João da Silva Correia e menções honrosas, bem como a atribuição da Medalha de Mérito Municipal à Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira.

A terminar amanhã, pelas 12h30, volta-se a celebrar a história do município, tendo por palco o tanque público do Rio do Pedaço, localizado entre os edifícios do Fórum Municipal e do Tribunal da cidade. Aí vai decorrer a reconstituição de época “As lavadeiras“, pelo Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.

Novas exposições nos Museus

À tarde, o programa inclui a inauguração de novas exposições nos museus da cidade, encerrando a temporada de programação de 2019, dedicada ao tema “Criar Entre Mundos. Da Cabeça aos Pés”. Às 15h30, no Museu da Chapelaria, abre ao público “Marianne Jongkind. 55 anos de alta costura”. Uma hora depois, é a vez de ser inaugurada “Costa Magarakis. (Im)possibilidades fantásticas“, no Museu do Calçado.

O Dia do Município culmina nos Paços da Cultura, às 18h30 e às 21h30, com novos momentos de celebração da história do concelho, através da exibição do filme “A Freima” e da representação da peça de teatro “Histórias de Memórias”, pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

PROGRAMA OFICIAL

município