O município que “nunca desiste” celebra 93 anos

Presidente da Câmara realça que a história mostra que S. João da Madeira “nunca para de inovar”.

A atuação da Banda de Música de S. João da Madeira e a entrega do prémio João da Silva Correia a Nuno Figueiredo e da Medalha de Mérito Municipal à Tuna dos Voluntários abriram a sessão solene do Dia do Município de S. João da Madeira, que contou com a presença do embaixador Luís Filipe Castro Mendes, ex-Ministro da Cultura e membro do júri daquele concurso literário promovido pela autarquia sanjoanense.

O olhar das novas gerações nestas comemorações foi especialmente notado antes e depois das cerimónias formais no Salão Nobre do Fórum Municipal, mas também aí a primeira intervenção pertenceu a uma estudante: Mariana Coelho, representante da Assembleia Municipal Jovem (AMJ).

“Com o passar dos anos, toda a cidade se tem vindo a desenvolver e, hoje, o nosso concelho é um dos mais atrativos para se viver em toda a região norte e mesmo em todo país”, disse Mariana Coelho, dando a a AMJ como “uma das maiores provas deste facto”.

Este é um projeto que emana da Assembleia Municipal, cuja presidente realçou a importância da comunidade educativa Sanjoanense: “Os diretores dos nossos agrupamentos e escolas, os professores e alunos, mais uma vez, de uma forma corajosa e abnegada, responderam ao desafio por nós lançado há um ano“.

Clara Reis referia-se ao envolvimento dos estabelecimentos de ensino nestas comemorações, refletido em vários momentos deste dia de celebração da história de S. João da Madeira, que alcançou a sua autonomia administrativa como município em 11 outubro 1926.

Foi com alusão aos factos que levaram à concretização desse momento fundador que o presidente da Câmara abriu a sua intervenção, sublinhando o papel do Grupo Patriótico sanjoanense, constituído em 12 abril 1923.

Desde então, este “pequeno território de grande valor“ mostrou que “nunca desiste, nunca se rende, nunca para de inovar, nunca para de crescer“, salientou Jorge vultos Sequeira, que lembrou o antigo autarca Manuel Cambra, falecido este ano, enaltecendo “o grande trabalho que ele desempenhou em prol da Nossa cidade”.

11 de outubro de 2019

município