Prémios do concurso literário João da Silva Correia entregues durante a Sesão Solene do Dia do Município

“Manhãs do Mundo”, de Nuno Figueiredo, foi a obra escolhida pelo júri, que atribuiu ainda cinco menções honrosas.

A “qualidade poética” da obra de “Manhãs do Mundo” valeu a Nuno Figueiredo a conquista do Prémio Literário João da Silva Correia, na mais recente edição desta iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que entregou os prémios na Sessão Solene do Dia do Município.

A avaliação do júri reflete também uma apreciação global muito positiva dos originais a concurso, o que levou a que fossem ainda atribuídas cinco menções honrosas.  Sendo assim, para além do trabalho vencedor, foram também galardoados os seguintes títulos: “Imprecisões”, de José Manuel Teixeira, “Uma casa de papel onde morar”, de Nuno Garcia Lopes, “A qual fonte o sol regressa”, de Luís Aguiar, “Os contentores não cabem em caravelas”, de Ana Maria Carvalho Pinheiro Vieira, e “Eras o cervo que fugia depois de haver-me ferido”, de Fernando Manuel da Cruz Cabrita.

Constituído pelo ex-ministro da Cultura, escritor, poeta e ficcionista Luís Filipe Castro Mendes, pelo poeta José Fanha e pelo editor António Baptista Lopes, o júri apreciou mais de 40 obras. Luís Filipe Castro Mendes marcou presença na cerimónia, tendo entregue o primeiro prémio ao vencedor do concurso.

Operacionalizado pelos serviços da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, este prémio, que tem o nome do escritor e jornalista sanjoanense João da Silva Correia (1896-1973), autor do romance "Unhas Negras", inclui a publicação da obra selecionada, mediante a comparticipação financeira, pela Câmara Municipal, nos custos da respetiva edição, até ao limite de 2.000 euros.

Por decisão da autarquia, e com o objetivo de projetar e promover uma maior difusão da iniciativa, este concurso passou, nesta edição, a estar aberto também a candidatos sem ligação ao concelho de S. João da Madeira, medida que contribuiu para que o número de obras enviadas tenha quadruplicado em relação a 2015, ano da edição anterior.

município

Mais imagens