Duas novas ambulâncias ao serviço dos Bombeiros

Aquisição das viaturas teve o apoio da Câmara Municipal, com um investimento de cerca de 120 mil euros para esse efeito. A apresentação e bênção dos novos veículos decorreu no âmbito do programa das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro.

Os Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira têm duas novas ambulâncias, em substituição de duas antigas viaturas, que já não apresentavam condições para continuar a operar. Estas aquisições contaram com a comparticipação de cerca de 120 mil euros da Câmara Municipal, que contemplam 70 mil euros do Orçamento Participativo de 2018.

As duas novas ambulâncias foram apresentadas e benzidas pelo pároco Álvaro Rocha, no Dia Municipal do Bombeiro, que se assinalou a 26 de outubro. Na sessão comemorativa, que decorreu na Rua Manuel Luís Leite Júnior, o Presidente da Câmara salientou que o investimento na formação dos operacionais e nos equipamentos da corporação “nunca pode cessar”, considerando que “são necessidades absolutamente constantes”.

Assim, a autarquia sanjoanense contribuiu também, recentemente, para a aquisição de outros equipamentos para os bombeiros, nomeadamente de uma máquina de compressão de ar para as botijas de auxílio à respiração (20.571 euros) e de fatos de proteção individual para combate a fogos industriais e urbanos (19.994 euros, no âmbito do Orçamento Participativo 2019), tendo colaborado igualmente numa grande reparação de uma viatura (13.467,05 euros).

A estes apoios financeiros acresce ainda o subsídio ordinário que o Município transfere para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, bem como o pagamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) da corporação, que o atual executivo camarário assumiu a partir de 2018.

Os bombeiros voluntários “são um dos maiores ativos da nossa comunidade”, realça o autarca Jorge Vultos Sequeira, lembrando que “estão sempre presentes, nunca hesitam e nunca falharam à nossa cidade”.

município