Exposição “Sonos Falados” na Torre da Oliva

Almofadas são ’’telas’’ para revelar sonhos e inquietações de mais de uma centena de mulheres.

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) veio a S. João da Madeira promover uma mesa redonda intitulada “Combate e Prevenção das Violências Exercidas sobre as Mulheres”, que decorreu, no dia 19 de novembro, no edifício da Torre da Oliva.

Na mesma ocasião e no mesmo local, foi inaugurada a exposição “Sonos Falados”, em que se apresentam pequenas almofadas e uma manta trabalhadas por 104 mulheres de diferentes setores profissionais, desafiadas a apresentarem, dessa forma, os seus sonhos e inquietações.

Através da pintura, colagem, costura e outras formas de expressão artística, essas mulheres usaram simbolicamente a almofada como “tela”, pois esse objeto físico é o local “onde são depositados diariamente os sonhos, as ansiedades, os medos e as ambições” de muitas mulheres.

Motivar a reflexão

Patente na Torre da Oliva até ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), essa exposição é mais uma forma de o MDM “intervir no combate à violência doméstica e de género, instigando à reflexão das intervenientes sobre causas e soluções” para o problema.

A apresentação desses trabalhos em S. João da Madeira conta com a colaboração da Câmara, representada na inauguração pela vereadora Irene Guimarães, e da Assembleia Municipal, cuja Presidente, Clara Reis, também participou nesta sessão de abertura da exposição.

Esta iniciativa do MDM constitui também uma evocação da Irmã Antónia Pinho, assassinada este ano, o que chocou o país e que tornou a freira num símbolo da causa da eliminação da violência contra as mulheres.

Ainda no âmbito destas atividades, no próprio dia 25 de novembro, às 21h00, realiza-se na Torre da Oliva um sarau que conjuga música e poesia e que envolve diversas associações e instituições de S. João da Madeira.

20 de novembro de 2019

ação social