CPCJ celebra 30 anos da convenção dos direitos das crianças

“Estendal de Direitos” e world café marcaram atividades realizadas na Torre da Oliva.

Motivar e sensibilizar para a missão e o papel da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de S. João da Madeira foi o objetivo do encontro que esta entidade promoveu, na última sexta-feira (22 de novembro) no edifício da Torre da Oliva.

Esta iniciativa inseriu-se no programa que assinalou o 30.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, no âmbito do qual foi promovida também a atividade “Estendal dos Direitos”, com trabalhos alusivos ao tema realizados por alunos das escolas, ATL e outras entidades de S. João da Madeira.

Com várias dessas criações das crianças em pano de fundo – chapéus, t-shirts e outros suportes trabalhados criativamente – , a vereadora Paula Gaio, responsável pela área da Ação Social na Câmara de S. João da Madeira, realçou a atividade desenvolvida pela CPCJ e manifestou que o Município tem “muita honra” em se juntar à iniciativa.

Fernando Mendonça, diretor do Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social, sublinhou o dinamismo da CPCJ de S. João da Madeira e agradeceu “a envolvência da Câmara” na iniciativa, adiantando que essas instituições são exemplos “do que é trabalhar em prol da solidariedade social e daqueles que mais necessitam”.

Por seu lado, Micalea Marques, presidente da CPCJ de S. João da Madeira, enfatizou que o trabalho realizado por esta entidade é fruto de um trabalho de equipa multidisciplinar, como já havia enfatizado a vereadora Paula Gaio, que antes do exercício das funções atuais na autarquia, presidira à estrutura concelhia daquela instituição de proteção de crianças e jovens.

Este “Encontro de Divulgação, Motivação e Sensibilização para a Missão e o Papel da CPCJ de S. João da Madeira” incluiu um world café com o envolvimento de cerca de 70 pessoas, captando a perceção dos participantes sobre situações de risco que ameaçam as crianças e sobre formas de as proteger.

S. João da Madeira, 26 de novembro de 2019

ação social