Estratégia Local de Habitação apresentada no Conselho Local de Ação Social

Ordem de trabalhos da reunião dirigida pelo Presidente da Câmara incluiu eleição do Núcleo Executivo do CLAS.

A apresentação da Estratégia Local de Habitação constituiu um dos pontos em análise na reunião de dezembro do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de S. João da Madeira. Os trabalhos foram dirigidos pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, que introduziu esse tema perante os membros da Rede Social do concelho presentes nesta sessão que teve lugar na sala de reuniões da autarquia.

O documento foi, em seguida, apresentado com maior pormenor por técnicos que participaram na sua elaboração e que responderam ainda a várias questões de elementos das instituições com assento no CLAS.

Definida para o horizonte temporal de 2019 a 2029, a Estratégia Local de Habitação de S. João da Madeira constitui-se como elemento enquadrador e de suporte à elaboração de uma candidatura ao “1.º Direito”.

Esse é um programa de apoio ao acesso à habitação, que aposta em “abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos setoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os setores público, privado e cooperativo”.

Da ordem de trabalhos constou ainda a constituição e votação do Núcleo Executivo do CLAS da Rede Social de S. João da Madeira, para o qual foram eleitas a Santa Casa da Misericórdia, a Associação de Jovens Ecos Urbanos e a Universidade Aberta. Essas entidades juntam-se à Câmara Municipal e à Segurança Social, com representação obrigatória nesse órgão.

2 de janeiro de 2020

ação social