Banco Local de Voluntariado aposta na formação

Vereadora Paula Gaio participou na abertura de uma das sessões que decorreu na Santa Casa da Misericórdia e valorizou a importância de se adotar estratégias para motivar os voluntários.

“Capacitação em Gestão de Voluntariado” foi o nome da ação de formação desenvolvida em S. João da Madeira, pela Escola de Voluntariado Pista Mágica, no âmbito do projeto VOAHR Municípios, em colaboração com o Banco Local de Voluntariado (BLV).

Várias entidades sanjoanenses participaram nesta atividade formativa que, nas palavras da Vereadora Paula Gaio, é uma “mais valia” para as organizações que recorrem com regularidade ao trabalho dos voluntários.

O Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira é considerado um “case study” na região da Área Metropolitano do Porto, no que à gestão do voluntariado diz respeito, em que a autarquia assume o papel de uma das entidades parceiras e a gestão do BLV está a cargo da Associação de Jovens Ecos Urbanos. A Câmara Municipal tem contribuído para uma dinâmica que se tem relevado positiva, “onde as decisões e o Plano Estratégico de Atividades são avaliados e aprovados pelas instituições parceiras”, como explica Paula Gaio.

A vereadora informou, ainda, que a Câmara Municipal tem dado sinais claros de que pretende ver o Voluntariado ainda mais potenciado em S. João da Madeira: “alocamos cerca de 7 mil euros ao projeto VOAHR Municípios , com a duração de três anos e início no ano de 2019 e, para 2020, estão orçamentados 6 mil euros (extra projeto VOAHR) para melhorar as condições do Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira.”

Em funcionamento no concelho desde 2011, o BLV lançou em dezembro de 2019, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, a campanha “Eu sou voluntária/o. E tu?”, expondo cartazes em toda a cidade com os rostos dos voluntários sanjoanenses. Este grupo de trabalho conta com o envolvimento de instituições concelhias, a saber: ACAIS, Santa Casa da Misericórdia, CERCI, Cruz Vermelha, Ecos Urbanos, Câmara Municipal e Universidade Aberta.

A formação referida decorreu em dois dias, no dia 4 de março, nas instalações da CERCI de S. João da Madeira e, no dia 11 de março, na Santa Casa da Misericórdia. Estas duas entidades beneficiaram, ainda, de formação interna para os seus colaboradores e voluntários. Um dos temas abordados nestas sessões, pela formadora, foram as estratégias de reconhecimento aos voluntários que deverá ser uma preocupação das entidades que os integram.

ação social

Mais imagens