Câmara cede instalações à ACAIS para serviços de RSI

A ACAIS passa a dispor de um gabinete de atendimento às famílias que acompanha no âmbito do RSI

Foi assinado o contrato de comodato para cedência de instalações do Município de S. João da Madeira à Associação Centro de Apoio aos Idosos Sanjoanenses (ACAIS), que aí passa a ter a sua valência do Protocolo de Rendimento Social de Inserção (RSI). Este ato decorreu nesta segunda-feira, no imóvel em apreço, localizado na Praça da República, em Fundo de Vila.

Esse espaço foi preparado para o efeito, possibilitando que o serviço de RSI possa dispor de uma área administrativa e uma área técnica, bem como de atendimento às famílias que a ACAIS acompanha neste âmbito e que são, atualmente, 89, como foi explicado durante a sessão.

Com a presença do Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, da Vereadora da Ação Social, Paula Gaio, do Presidente da ACAIS, Simplício Pinho, e da Diretora Técnica da instituição, Patrícia Coelho, foi ainda realizada uma visita às instalações, que agora acolhem o serviço que anteriormente se encontrava no edifício localizado nas proximidades da esquadra da PSP e do quartel-sede dos Bombeiros da cidade.

Esse imóvel fica, assim, vago para ser cedido pelo Município à Universidade Sénior do Rotary Clube de S. João da Madeira, no lugar do Palacete dos Condes, que havia sido destinado a essa instituição no anterior mandato autárquico.

Essa nova solução resulta do entendimento alcançado junto das diferentes entidades envolvidas pelo atual Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, o que permitiu integrar o Palacete dos Condes no programa Revive, tendo em vista a requalificação desse emblemático edifício e a sua valorização como unidade hoteleira.

Assim, a Universidade Sénior fica nas antigas instalações da ACAIS, agora livres, cedendo a esta última instituição o imóvel hoje inaugurado na Praça da República, bem como uma parcela de terreno para ampliação do seu outro edifício localizado junto ao Centro de Saúde da cidade.

Sublinhando a postura construtiva de todas as instituições que participaram nesta solução, o Presidente da Câmara salientou em particular o papel da ACAIS e, em especial, do seu responsável máximo, Simplício Pinho, que considera “um grande sanjoanense”.

ação social

Mais imagens