Dia Mundial do Refugiado assinalado no concelho

Secretária de Estado para a Integração e as Migrações marcou presença em iniciativa reuniu autoridades nacionais e locais, assim como empresários, com o objetivo de debater o acolhimento de pessoas refugiadas.

No passado sábado, 20 de junho, assinalou-se o Dia Mundial do Refugiado, com a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, a promover o Encontro “Comunidades Inclusivas: Todas as Ações Contam”, no edifício da Torre da Oliva, em S. João da Madeira.

A iniciativa reuniu autoridades nacionais e locais, assim como empresários, “com o objetivo de debater o acolhimento de pessoas refugiadas em S. João da Madeira, aprofundar colaborações e boas-práticas, bem como avaliar futuras parcerias para a promoção do emprego destas pessoas”, de acordo com comunicação do Alto Comissariado para as Migrações.

“S. João da Madeira tem sido pioneiro no acolhimento e na integração de pessoas refugiadas”, realçou a Secretária de Estado Cláudia Pereira, explicando a razão da escolha da cidade para a realização deste encontro que visou assinalar o Dia Mundial do Refugiado.

Enaltecendo o trabalho desenvolvido pela Câmara e pela Cruz Vermelha de S. João da Madeira, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, no acolhimento a refugiados, a Secretária de Estado revelou que a autarquia sanjoanense aceitou o desafio de ser um município-piloto para os novos cursos de Português Língua de Acolhimento, que o Governo está a preparar.

O Presidente da Câmara lembrara já que a questão dos refugiados está ligada à cidade desde o ano de 2015 e que, atualmente, S. João da Madeira recebe três dezenas de refugiados, acompanhados pelo Município e pela Cruz Vermelha. Agradecendo o papel desta entidade e dos funcionários da autarquia, Jorge Vultos Sequeira enalteceu também o papel de “toda a comunidade” sanjoanense, acrescentando que “o acolhimento de pessoas nessa condição é um dever humanitário”

“As condições de integração têm sido excelentes em S. João da Madeira e isso é mérito de toda a nossa comunidade: das escolas, das empresas, dos vizinhos”, afirmou o autarca, sublinhando o apoio que do Governo, do Alto Comissariado, do Centro Português de Refugiados. “É este trabalho conjunto que tem dado estes resultados”, concluiu.

O Encontro “Comunidades Inclusivas: Todas as Ações Contam” registou também a presença da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, da Vereadora da Ação Social, Inclusão e Habitação, Paula Gaio, da Presidente da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, Clara Reis, dos representantes da Cruz Vermelha Portuguesa, Joana Rodrigues e Ricardo Garcia, da Diretora da Delegação da Cruz Vermelha de São João da Madeira, Joana Correia, e de vários técnicos de acompanhamento.

A visita a duas exposições, no Centro de Arte Oliva, em que participaram famílias de pessoas refugiadas acolhidas em S. João da Madeira, encerrou o encontro.

ação social