
Reforço de contactos e apoio à população sénior
Processo envolve funcionários de diferentes setores da autarquia sanjoanense que acompanham regularmente pessoas com mais de 65 anos, neste novo período de confinamento.
O Presidente da Câmara de S. João da Madeira informou, na última reunião do executivo municipal, que voltaram a ser reforçados os contactos com as pessoas idosas do concelho, nomeadamente através de chamadas telefónicas realizadas com regularidade por funcionários da Divisão de Ação Social e de outros setores, como o Desporto e a Cultura.
Essas indicações foram dadas por Jorge Vultos Sequeira na sequência da entrada em vigor do novo período de confinamento decidido pelo governo para combater o agravamento da pandemia da Covid-19. Desde então, foram já realizadas mais de 400 chamadas telefónicas com seniores sanjoanenses, quer a partir da Câmara, quer a partir das piscinas municipais, que atualmente se encontram encerradas ao público.
Na sequência destes contactos e do trabalho desenvolvido pela divisão de Ação Social da Câmara, foi assinalada a necessidade de reforçar o programa municipal de teleassistência domiciliária, serviço destinado a pessoas idosas que vivem sós e que não têm retaguarda familiar ou de amigos.
Assim, na última reunião de Câmara foi aprovada uma proposta para duplicar o número de aparelhos de teleassistência disponíveis para ceder a seniores sanjoanenses que se encontram nessas condições específicas de isolamento e sem retaguarda. Trata-se de equipamentos que as pessoas transportam consigo e que permitem, nomeadamente, lançar um alerta em caso de necessidade de socorro.
O autarca lembrou ainda que se encontram em funcionamento as linhas telefónicas criadas pela Câmara no contexto da covid-19, como sejam a linha de apoio psicológico (256 200 237), a linha de apoio ao isolamento (256 200 271) e a linha do programa de entregas ao domicílio (969 290 106/256 200 237).
O Presidente da Câmara informou ainda que a autarquia está a estudar e a preparar o apoio logístico às entidades de saúde no âmbito da vacinação contra a covid das pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas e a todos os cidadãos com mais de 80 anos. Nesse sentido, Jorge Vultos Sequeira já destacou quatro funcionários municipais para apoiar no processo de encaminhamento e orientação dos utentes do Centro de Saúde de S. João da Madeira.
4 de fevereiro de 2021