Presidente da Câmara visita obra na Santa Casa

Empreitada com comparticipação comunitária do Programa Operacional Norte 2020, cujo montante foi assegurado pelo Município no quadro da Área Metropolitana do Porto.

Encontram-se em fase de execução as obras de qualificação do Lar S. Manuel, da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira (SCMSJM), com vista a melhorar e ampliar a resposta social desta instituição.

Tratando-se de uma empreitada com comparticipação comunitária do Programa Operacional Norte 2020, cujo montante foi assegurado pelo Município no quadro da Área Metropolitana do Porto, esta intervenção recebeu a visita de acompanhamento do Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e da Vereadora da Ação Social, Paula Gaio, recebidos pelo diretor da SCMSJM, Vítor Gonçalves.

O financiamento europeu para executar estes dois projetos é de cerca de 382 mil euros, sendo o custo global superior a meio milhão de euros. A Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira ficará assim equipada com uma cozinha capaz de confecionar 850 refeições por dia e com elevados níveis de eficiência energética, quer ao nível do edificado, quer ao nível de toda a maquinaria que irá equipar este unidade.

Está prevista, ainda, a instalação de um novo sistema de deteção e de prevenção face a incêndios, além de contemplar intervenções no interior dos edifícios da Santa Casa, dará origem à criação de duas escadas de emergência de exterior.

Os edifícios do Ninho da Criança, da Creche Albino Dias Fontes Garcia, e da Cerci de S. João da Madeira são outros dois edificados de instituições de cariz social do concelho que, no âmbito deste programa de financiamento europeu, também estão a proceder a projetos de requalificação de eficiência energética, estando a intervenção no Ninho da Criança perto da sua conclusão.

No total, a Câmara Municipal assegurou cerca de 700 mil euros para estas três instituições particulares de solidariedade social sanjoanenses, tendo negociado e definido o montante no quadro da Área Metropolitana do Porto.

23 de maio de 2021

ação social