Aprovada candidatura para integração de Sem-Abrigo

Projeto “Novo Dia” conta com uma taxa de financiamento comunitário de 67,5%.

Foi aprovada neste mês de agosto a candidatura do Município de S. João da Madeira a financiamento comunitário para Inserção de Pessoas em situação de Sem-Abrigo, que decorreu no âmbito do Programa Operacional Regional Norte (Norte 2020).

Com a designação “Novo Dia”, o projeto contemplado encontra-se alinhado com as políticas estratégicas de inclusão nacionais, regionais e locais, enquadrando-se no eixo “Inclusão Social e Pobreza” e na prioridade de investimento “Inclusão Ativa”, do Norte 2020.

Prevendo, entre outras ações, a criação de um apartamento de autonomização para mulheres, complementando a resposta já existente para homens, o projeto materializa-se através de três eixos de intervenção:
• Habitacional;
• Ocupacional;
• Gestão, capacitação e sensibilização, comunicação, acompanhamento, avaliação e disseminação.

Para a concretização do “Novo Dia”, está previsto o desenvolvimento de parcerias estratégicas com instituições da Rede Social de S. João da Madeira, nomeadamente com a Santa Casa da Misericórdia, em áreas como a intervenção social, saúde, justiça, emprego e formação profissional.

O projeto está orçado num montante global de investimento da ordem dos 88 mil euros, contando o município com um financiamento de 67.5% através do programa Norte 2020.

ação social