Estrutura de apoio à vítima completa 1.º ano

Cerca de 170 atendimentos efetuados desde 24 de setembro de 2020.

S. João da Madeira dispõe de uma estrutura de apoio com o objetivo de promover a capacitação e autonomização de vítimas de violência doméstica e de violência de género. O espaço Aurora abriu em 2020, completando o seu primeiro aniversário nesta sexta-feira, 24 de setembro.

Esta estrutura constitui-se como um espaço de atendimento e acompanhamento, designadamente ao nível psicossocial e de prestação de informação jurídica, o que é feito através de uma equipa técnica especializada, promovendo-se também uma intervenção promotora da segurança de quem é vítima de violência doméstica ou de violência de género.

Neste primeiro ano de atividade, já foram apoiadas 84 pessoas neste âmbito, sendo que, à data de 20 de setembro, o número de processos em acompanhamento é de 30. No total, foram realizados mais de 170 atendimentos, sendo 81 psicossociais, 5 jurídicos e 92 de psicologia.

Refira-se ainda que foi efetuado o encaminhamento de 20 pessoas para outras entidades com intervenção nesta área, tendo sido integradas outras três em casa abrigo.

A abordagem que está na base da criação desta estrutura assume uma perspetiva abrangente, que vai desde a prevenção da violência, à proteção de quem está em risco de violência, criminalização das pessoas agressoras e adoção e promoção de políticas integradas.

Instalado no edifício da Câmara Municipal de S. João da Madeira, o espaço Aurora funciona nos dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, mediante marcação pelo número 966 754 024 (voice mail ativo 24 horas) ou pelo e-mail aurora@cm-sjm.pt.

Fotografia de arquivo da inauguração do Espaço Aurora, que contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro

24 de setembro de 2021

ação social