Município participou em encontro sobre voluntariado

Iniciativa marcou encerramento do projeto intermunicipal VOAHR. apoiado pela AMP.

S. João da Madeira participou no III Encontro Intermunicipal do projeto VOAHR Municípios, que pretende dinamizar o voluntariado local, através de ações de capacitação e “instrumentos” que tornem as ações mais eficientes e profissionais.

A vereadora da Ação Social e Inclusão, Paula Gaio, representou o município sanjoanense nesse encontro que decorreu no Fórum da Maia, onde estiveram em destaque as perspetivas de diferentes personalidades e instituições em torno do voluntariado e da inovação social.

Paula Gaio interveio no painel “O futuro do Voluntariado Metropolitano”, em que estiveram presentes vereadores da área social dos Municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), que transmitiram a sua visão sobre esta matéria e sobre o impacto do VOAHR (Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência) nos respetivos territórios.

A vereadora Paula Gaio considera que “este encontro proporcionou um momento de importante e pertinente partilha de experiências no âmbito do voluntariado, e da implementação do projeto VOAHR, ao nível dos municípios da área metropolitana do Porto”.

O encontro marcou a conclusão desse projeto, que contou com financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social e com o apoio da AMP. A Associação Pista Mágica foi a entidade promotora.

No primeiro ano de implementação, o VOAHR centrou-se no apoio às estruturas municipais de voluntariado. Em 2019, o foco foi a capacitação dos agentes de voluntariado, enquanto no corrente ano, as atenções estiveram voltadas para o voluntariado inclusivo.

Como foi referido neste III Encontro Intermunicipal do VOAHR Municípios, ao longo do projeto foram concretizadas 302 atividades distribuídas pelos diferentes concelhos da região, envolvendo quase seis mil pessoas.

23 de novembro de 2021

ação social