Assinado protocolo para reforçar apoio a migrantes

Acordo estabelecido com o Alto Comissariado para as Migrações no âmbito do projeto “Integrar Valoriza”.

S. João da Madeira foi um dos 15 municípios da região norte que assinou um protocolo de cooperação com o Alto Comissariado para as Migrações, no âmbito do projeto-piloto “Integrar Valoriza”. O objetivo é “o reforço das políticas de acolhimento e da integração de migrantes”.

A sessão, que decorreu por videoconferência, contou com a participação da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, e da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves e com representantes das autarquias signatárias.

O Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, considerou “muito relevante” a assinatura deste protocolo de cooperação, sustentando que é necessário “travar um combate sem tréguas pela defesa radical da dignidade da pessoa humana, independentemente de ser portuguesa ou estrangeira”.

O autarca, que participou nesta cerimónia a distância juntamente com a vereadora da Ação Social e Inclusão, Paula Gaio, lembrou que vivem em S. João da Madeira 865 cidadãos estrangeiros, com autorização de residência válida, entre os quais 54 refugiados, para além de uma família afegã em acolhimento temporário.

Jorge Vultos Sequeira revelou que o município de S. João da Madeira tem “desenvolvido inúmeras iniciativas em parceria” com a Secretaria de Estado para a Integração e as Migrações, no sentido do acolhimento de refugiados, reiterando o “compromisso de dar toda a prioridade e toda a atenção à matéria dos migrantes e à matéria dos refugiados, porque a defesa dos direitos humanos deve estar sempre no topo das nossas preocupações”.

ação social