Mais de uma dezena de novas entidades reforçam projeto “Tampinhas Solidárias”

Assinatura de protocolo com novos parceiros marcou sessão de relançamento desta iniciativa promovida pela Câmara e Cerci S. João da Madeira.

Decorreu no dia 13 de fevereiro o relançamento do projeto “Tampinhas Solidárias”, que está a comemorar o seu 10.º aniversário. Trata-se de uma iniciativa lançada em 2007, no âmbito do processo de implantação da Agenda 21 Local, sendo promovido pela Câmara Municipal e Cerci S. João da Madeira em S. João da Madeira.

Este projeto concilia a área ambiental com a área social, na medida em que o valor resultante do encaminhamento para reciclagem das tampinhas de plástico recolhidas é convertido em material ortopédico que é disponibilizado gratuitamente a todos os sanjoanenses que dele necessitam, mediante regulamento próprio.

Na globalidade, as seis toneladas de tampinhas de plástico entregues no Sistema Intermunicipal de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor) - um dos precursores destas campanhas de recolha no nosso país - já permitiram obter três camas articuladas manuais, três colchões tri-partidos, dois colchões anti-escaras com compressor, quatro cadeiras de rodas e um nebulizador. Este material encontra-se no Centro de Recursos sediado nas instalações da Cerci S. João da Madeira, que assegura o seu armazenamento e gestão.

Para este projeto, foram criados recipientes próprios de recolha de tampas de plástico e disponibilizados em diversos locais de acesso público no concelho. É realizada a recolha periódica das tampinhas depositados nesses recipientes e no Ecocentro Municipal. Posteriormente, e sempre que as quantidades se justifiquem, é encaminhado para um destino final na Lipor. Este destino atribui anualmente material ortopédico de valor médio de 1000 Euros, por tonelada de tampas entregues para reciclagem.

Durante a implementação e desenvolvimento deste projeto têm sido realizadas diversas campanhas de sensibilização para que as tampinhas de plástico sejam depositadas nos recipientes disponibilizados para o efeito. O material ortopédico recebido destina-se ao empréstimo a pessoas residentes em S. João da Madeira que dele necessitem. O empréstimo do material é efetuado pelo período durante o qual os utilizadores comprovadamente necessitem do mesmo, sendo dada preferência a situações de maior carência económica.

No âmbito da comemoração do 10.º aniversário das “Tampinhas Solidárias”, a Câmara Municipal e a Cerci S. João da Madeira passaram a contar com novos parceiros, que contribuem para dar um novo impulso para o contínuo crescimento do projeto, sensibilizando os cidadãos, divulgando informação relativa ao projeto e passando a incluir as suas instalações na rede de pontos de recolha de tampas de plástico.

Nesse sentido, na sede da Cerci S. João da Madeira, foi assinado nesta terça-feira, 13 de fevereiro, um protocolo formalizando a adesão ao projeto por parte das seguintes entidades: Santa Casa da Misericórdia, agrupamentos de escolas João da Silva Correia, Serafim Leite e Oliveira Júnior, Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, Associação de Jovens Ecos Urbanos, Banco Local de Voluntariado, Junta de Freguesia, PSP, Cruz Vermelha, Rotary Club, Agrupamento de Centros de Saúde e Bombeiros Voluntários.

ação social