Câmara ativa plano de contingência para Sem-Abrigo

Preveem-se temperaturas muito baixas até 18 de janeiro.

Face à previsão de temperaturas extremas adversas até ao dia 18 de janeiro, e tendo em conta a prioridade da proteção das pessoas sem abrigo da cidade, o Município de S. João da Madeira, em articulação com outras entidades da Proteção Civil, ativou um plano de contingência dirigido a quem se encontra nessa situação.
 
Assim, estará disponível acolhimento em camarata no edifício sede da Associação dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, todas as noites até 18 de janeiro. Haverá também serviço de uma refeição quente, com possibilidade de se prolongar este apoio.
 
Esta disponibilidade conta com divulgação por parte de diferentes entidades do concelho com proximidade ao público-alvo desta iniciativa, nomeadamente PSP, Trilho e Centro Comunitário da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, Centro Comunitário da Associação de Jovens Ecos Urbanos, Serviço de Ação Social da Segurança Social local e Conferência de S. Vicente de Paulo e S. José.
 
São realizados também contactos diretos durante a tarde e noite com as pessoas em situação de sem abrigo (com teto), para divulgação desta resposta de emergência. Caso não aceitem esta resposta, procede-se à verificação da existência de cobertores e agasalhos adequados, bem como de alimentos suficientes.
 
Este plano é alvo de monitorização permanente, ao longo dos dias de contingência, das pessoas em alojamento e do aparecimento de novas situações.

ação social