Reabilitação de mais 20 apartamentos de Habitação Social

A Habitar S. João pretende ainda colaborar, no âmbito dos fogos que são propriedade do município, na remoção de coberturas de amianto de prédios com Habitação Social.

À luz do Contrato Programa celebrado entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira e a empresa municipal Habitar S. João serão reabilitados mais 20 apartamentos, com vista à sua atribuição a famílias inscritas para habitação social.

O arranque das obras está previsto para julho, num investimento que ronda os 60 mil euros, com remodelações ao nível das instalações elétricas e das canalizações, pintura de paredes, reparação de pavimentos, arranjos de armários, portas e janelas, bem como, afinação de estores.

O Contrato Programa entre o Município e a Habitar S. João prevê uma transferência efetiva de verbas destinadas à reabilitação de apartamentos devolutos e, por falta de condições, sem inquilinos. Assim, estima-se que, em 2019, de um total de 33 frações que se encontravam nessa condição, sejam recuperadas e entregues 29 casas a famílias em listas de espera.

Remoção de amianto de prédios mais antigos

Uma das necessidades identificadas pela Habitar S. João é a substituição de coberturas com amianto dos edifícios onde a empresa municipal possui fogos destinados a habitação social. O avanço desta medida está dependente do voto favorável, em sede de condomínio, de todos os proprietários das frações dos prédios em questão, bem como da contribuição financeira dos proprietários de cada fração, em proporção.

O Conselho de Administração da empresa, presente nas reuniões de condomínio, tem defendido a remoção do amianto, assumindo a Habitar S. João o compromisso financeiro correspondente às casas que são propriedade do Município.

ação social