Município reabilita 36 apartamentos de habitação social

Obras realizadas este ano vão permitir reforçar resposta a candidaturas de pessoas com carências económicas para atribuição de casas

O ano de 2019 fica marcado pela reabilitação do interior de 36 apartamentos de habitação social do Município de S. João da Madeira, que se encontravam devolutos e a necessitar de obras depois de terem ficado desocupados, em alguns casos há vários anos.

Essas intervenções, promovidas pela empresa municipal “Habitar S. João”, permitem a entrega de fogos a famílias que se candidataram a habitação social no concelho, sendo a atribuição definida de acordo com os critérios estipulados na legislação sobre esta matéria.

A recuperação destes apartamentos – de tipologias T2, T3 e T4 – vem possibilitar também que um deles fique afeto a situações de emergência a que seja necessário acorrer, passando o Município a dispor de dois fogos para esse efeito.

As obras de beneficiação destes 36 apartamentos orçam em cerca de 100 mil euros, suportados pela “Habitar S. João”, empresa municipal para a qual a Câmara transferiu cerca de 60 mil euros precisamente para financiar parte substancial desse investimento.

“Os apartamentos que ficam vagos não podem estar anos à espera de reabilitação”, afirma o Presidente da Câmara, adiantando que o objetivo é passar a realizar estas intervenções com maior regularidade, de forma a “diminuir o tempo de espera entre a desocupação e as obras de recuperação, para que esses fogos possam ser disponibilizados para entrega a quem deles necessita, nos termos da legislação aplicável”.

Ao todo, o Município de S. João da Madeira dispõe de mais de 600 fogos de habitação social, cuja gestão cabe à empresa municipal “Habitar S. João”. Perto de metade desses fogos localizam-se na zona do Orreiro, distribuídos por 11 blocos, onde moram aproximadamente 600 pessoas.

Quatro desses prédios foram recentemente requalificados, no âmbito de uma empreitada que incluiu a substituição da cobertura em fibrocimento, a aplicação de novo revestimento na fachada, para melhorar as condições de isolamento térmico e reduzir as infiltrações, bem como a instalação de vidros duplos e colocação de estendais de roupa. Brevemente os restantes 7 blocos irão igualmente beneficiar do mesmo tipo de intervenção profunda.

ação social

Mais imagens