S. João da Madeira assegura 75 milhões de euros com Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano

Contrato assinado com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte permite captar fundos europeus para regeneração urbana, coesão social e mobilidade,

O Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Ricardo Oliveira Figueiredo, assinou com a Comissão de Coordenação e desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) o contrato do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da cidade. A sessão, na qual participaram outros concelhos, decorreu esta semana no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Fica assim formalizado o pacote de 7,5 milhões de euros de incentivos comunitários que a Câmara de S. João da Madeira conseguiu no âmbito deste processo, apoio financeiro a distribuir da seguinte forma: 2,2 milhões para Regeneração Urbana; 2 milhões para Comunidades Desfavorecidas; 3,3 milhões para Mobilidade Sustentável. Estas verbas representam 85% do investimento global, que chegará, portanto, aos 8,8 milhões de euros, sendo os 15% restantes suportados pelo Município.

S. João da Madeira, como centro urbano de nível superior, é um dos 29 municípios da Região Norte abrangidos por este instrumento de programação, no âmbito do “Portugal 2020”. “Conseguimos levar a bom porto esta longa negociação, com total correção e transparência para com a CCDRN e os restantes municípios da Área Metropolitana do Porto, alcançando, ao mesmo tempo, bons resultados para a nossa cidade”, sublinha o Presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo.

Tendo por base o diagnóstico para o efeito realizado e as necessidades/ prioridades do Concelho adequadas ao contexto do PEDU, foi definida uma estratégia para o Município que assenta em três objetivos, para os quais foram elaborados planos de ação específicos. Foi este trabalho que esteve na base do financiamento europeu agora formalizado.

urbanismo