Câmara Municipal apresentou novas ARU

Abrangendo a encosta dos Ribeiros-Espadanal, Quintã-Devesa Velha e Travessas.

Foram apresentadas publicamente as propostas de delimitação de novas áreas de reabilitação urbana (ARU) em S. João da Madeira. A sessão, promovida pela Câmara Municipal, decorreu a 15 de outubro em regime presencial, no auditório do Museu da Chapelaria, mas também a distância, com transmissão através de plataforma online.

O Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, abriu os trabalhos, fazendo um enquadramento do processo de elaboração das ARU e da própria sessão. Seguiu-se a intervenção de Daniel Miranda, consultor da Quaternaire, entidade que colabora com o Município na preparação das referidas propostas, que incidem sobre a encosta dos Ribeiros-Espadanal, Quintã-Devesa Velha e Travessas.

Visando proporcionar condições acrescidas para a regeneração urbana dessas áreas do concelho de S. João da Madeira, este processo pretende promover a mobilização de recursos, predominantemente privados, apoiados no regime de incentivos fiscais que estará subjacente a estas novas delimitações, conforme dispõe e determina o regime jurídico da reabilitação urbana.

As propostas finais destas novas ARU serão analisadas e votadas em reunião de Câmara e na Assembleia Municipal, estimando-se que esse processo possa estar concluído até ao final do ano, nomeadamente no caso dos Ribeiros-Espadanal e Quintã-Devesa Velha, cujo trabalho no terreno está mais adiantado.

O Concelho de S. João da Madeira dispõe atualmente da ARU que abrange um território que vai do centro da cidade até à zona da Oliva.

» Projeto de delimitação das novas áreas de reabilitação urbana

» Vídeo da sessão de apresentação

urbanismo