Já se conhecem as propostas da vertente escolar do Orçamento Participativo Municipal

O Orçamento Participativo Municipal tem, em 2015, uma componente destinada às escolas do concelho. Nesse sentido, a fase de apresentação de propostas terminou, tendo sido submetidos 15 projetos para a cidade. Estas ideias vão ser agora apresentadas às respetivas comunidades escolares e postas à votação na última semana do 1.º período letivo.

Chegou ao fim a fase de envio de propostas do Orçamento Participativo Municipal (OPM) de S. João da Madeira, na sua vertente Escolas. 
 
Recorde-se que ao OPM foi atribuída a verba global de cem mil euros para financiar os projetos mais votados pelos cidadãos. Dessa verba global, dez mil euros foram destinados a financiar propostas de iniciativa e âmbito escolar, abrangendo equitativamente os três agrupamentos escolares de S. João da Madeira, designado OPM – Escolas. 
 
Nas últimas semanas, os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior foram convidados a apresentar as suas ideias de projeto, devidamente orientados pelos seus professores. Terminado o prazo para a receção de propostas, foram registadas 15 ideias vindas dos alunos que, agora, serão votados em atos eleitorais agendados para a última semana de aulas deste primeiro período. Serão eleitores todos os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. 
 
Das 15 ideias, três foram apresentadas por alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, cinco pelo Agrupamento de Escolas João da Silva Correia e sete pelo Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior. 
 
Os projetos são variados e abrangem diversas áreas: da solidariedade social à área científica, cultural e artística, tecnologias de informação e até remodelação e construção de novos espaços escolares. Partindo de problemas ou anseios de um aluno ou grupo de alunos, estes ‘desenharam’ o projeto que gostariam de ver concretizado na sua escola  
 
“Estou convicto que, desta forma, estamos a reforçar um dos grandes desígnios deste mandato que é o de contribuir para uma maior proximidade com os cidadãos, fazendo com que se sintam mais motivados para participar na vida pública”, afirmou o presidente Ricardo Figueiredo, aquando do lançamento do OPM 2015.
 
Veja também:
Projetos a votação no OPM Escolas 2015
[Formato . pdf - 97 KB]

urbanismo