Resultados do Orçamento Participativo Municipal são divulgados no dia 15 de outubro

Sessão de apresentação marcada para os Paços da Cultura de S. João da Madeira

Terminado o período de votação nas propostas do primeiro Orçamento Participativo Municipal (OPM) de S. João da Madeira, que decorreu de 22 de setembro a 6 de outubro, os resultados serão divulgados numa sessão pública a realizar no dia 15 de outubro, às 18h30, nos Paços da Cultura da cidade. É esse o prazo definido na Carta de Princípios do OPM, cuja elaboração contou com o envolvimento de todas as forças políticas que concorreram às últimas eleições autárquicas no município sanjoanense

Ao todo estiveram sob escrutínio – presencialmente e pela internet – 30 propostas apresentadas por cidadãos naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes em S. João da Madeira. Entre aquelas que registem pelo menos 100 votos, a Câmara Municipal incluirá no seu orçamento para 2015 a(s) mais votada(s) até se esgotar a verba de 100 mil euros estabelecida para esta primeira edição do OPM sanjoanense.

O processo começou no início de julho deste ano, mês durante o qual se realizaram seis assembleias participativas em diferentes zonas da cidade de S. João da Madeira. Várias propostas foram apresentadas nessas mesmas sessões, assim como pela internet, através do site criado especificamente para esta iniciativa da Câmara Municipal.

Seguiu-se a fase de análise técnica das mais de 50 ideias que foram formalizadas, de que resultou a definição de uma lista provisória de 30 propostas. Esta passou a definitiva depois do período para eventuais reclamações, do qual não saiu nenhuma alteração, tendo sido esses mesmos projetos – materiais e imateriais – que estiveram em votação entre 22 de setembro e 6 de outubro.

urbanismo