“Contentores de Natal”: recolha de papel e cartão das prendas da quadra cresceu 26%

S. João da Madeira

Iniciativa “Ofereça-nos o que sobra dos seus presentes!”

Por altura do Natal, estiveram espalhados pelas ruas de S. João da Madeira 50 contentores destinados especificamente à deposição de cartão e papel de embrulho usados nas prendas da quadra.

Cada um destes recipientes estava identificado com a frase “Ofereça-nos o que sobra dos seus presentes!” e imagem alusiva ao Natal, convidando os Sanjoanenses a depositarem aí o papel e cartão que restou das prendas natalícias, que entretanto foi encaminhado para reciclagem com a colaboração da Recolte, entidade concessionária do serviço de limpeza urbana e recolha de resíduos no concelho de S. João da Madeira.

Sendo esta uma quadra em que aumenta a produção deste tipo de resíduo doméstico, proporcionou-se, desta forma, o reforço do número de contentores de recolha de papel em relação aos normais ecopontos.

Assim, na sequência desta iniciativa, seguiu para reciclagem uma quantidade de papel e cartão correspondente a mais de 47 contentores de rua cheios (com capacidade de 800 litros cada). Este valor representa um crescimento de cerca de 26% relativamente ao Natal anterior.  

A disponibilização destes “contentores de Natal”, que são já uma marca da cidade, tem igualmente uma vertente pedagógica, pois constitui mais uma forma de sensibilização das famílias para a importância da separação de resíduos e a sua valorização através da reciclagem.   

urbanismo