Anteprojeto da nova Praça apresentado aos sanjoanenses

Sessão pública permitiu recolher opiniões e sugestões tendo em vista a proposta final.

Foram muitos os sanjoanenses que quiseram conhecer o anteprojeto da nova proposta para a Praça Luís Ribeiro e zona envolvente, apresentado numa sessão de debate público realizada na segunda-feira, 12 de novembro, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira. Mais de 100 de pessoas marcaram presença e tiveram a oportunidade de dar a sua opinião, deixar sugestões e colocar questões, cumprindo o grande objetivo da sessão: recolher contributos que serão agora alvo de reflexão e ponderação.

A apresentação do anteprojeto foi feita pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e pelo Arquiteto Nuno Pedrosa, um dos autores da proposta, que introduz um elemento novo e diferenciador na Praça Luís Ribeiro em relação ao projeto anterior: um jogo de água  dinâmico através de repuxos que se projetam no ar a partir de uma estrutura localizada sob o piso da Praça e que poderão ser ligados e desligados de acordo com o que for mais adequado em cada momento, tendo em atenção, por exemplo, as utilizações que forem sendo dadas a esse espaço, vocacionado para uma circulação pedonal e para realização de eventos.

Outra nota do anteprojeto apresentado é a manutenção da Praça sem atravessamento de trânsito e pontuada, na sua envolvente, por árvores, várias das quais serão colocadas em caldeiras que vão funcionar também como pequenas estadias onde as pessoas se poderão sentar. O pavimento será em granito e ficará nivelado, facilitando a mobilidade dos peões.

No âmbito de uma nova concessão do estacionamento em preparação, está prevista a construção de um novo parque nesta zona central da cidade, com capacidade para cerca de 90 automóveis, e que ficará localizado entre as ruas Padre Oliveira e Júlio Dinis. Prevê-se também o reforço da promoção dos dois parques subterrâneos que já existem nas proximidades da Praça Luís Ribeiro e onde a primeira meia hora de estacionamento é gratuita.

14 de novembro de 2018

urbanismo